![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Serviços
-
Ambiente
- Qualidade da Água
Qualidade da Água
![]()
A água que jorra no subsolo é uma fonte incalculável de riqueza quando é feita a sua devida gestão e quando é utilizada com qualidade a fim de não se tornar um problema de saúde pública.
Pode ser considerada de qualidade se estiver livre de contaminantes e elementos bacteriológicos patogénicos capazes de representar uma ameaça à saúde dos seus consumidores.
Sabemos que existe em todo o mundo apenas 3% de água doce em comparação com os 97% de água salgada, e desses 3% só 23% estão disponíveis nas águas subterrâneas e superficiais, pelo que a sua gestão é fundamental para a continuidade de vida no planeta.
As zonas de abastecimento para as quais a Câmara Municipal de Paredes é entidade gestora, seguem os parâmetros de controlo da qualidade definidos pela ERSAR (Entidade Reguladora das Águas e Resíduos), que estão planeadas no PCQA (Planos de Controlo da Qualidade da Água) que é proposto à aprovação de todos os controlos que serão efetuados ao longo do ano em cada zona de abastecimento.
Parâmetros microbiológicos, químicos, radioativos, pesticidas, fazem parte do vasto pacote analítico que é seguido criteriosamente para que sejam atingidos os padrões de água potável própria para consumo humano. Os controlos efetuados servem para detetar eventuais anomalias que possam ocorrer e assim conseguir fazer as devidas correções no menor curto de espaço de tempo possível para reestabelecer a normalidade e a qualidade necessárias.
A os controlos analíticos são feitos por laboratórios acreditados e a supervisão dos resultados e das medidas apresentadas é feita pela entidade gestora, pela autoridade de saúde e pela entidade reguladora.
É pedida a toda a população uma gestão criteriosa dos consumos para que todos possam ter água de qualidade e ao mesmo tempo contribuir para a gestão sustentável dos recursos naturais.
Contactos:
Divisão do Ambiente
Rua do Seixo, N.º 65
4580-345 Cristelo
255 781 013 (Chamada para rede fixa nacional)
Horário de Serviço:
segunda a sexta:
9h00 - 17h30
