![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionários
- Fichas
- Formulários
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos - Apoios e Incentivos ao Associativismo Desportivo
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Ambiente
- Ação Climática
Ação Climática
![]()
As alterações climáticas são amplamente reconhecidas como uma problemática a nível internacional, sendo que atualmente é possível antecipar a diversidade e severidade dos seus impactos no domínio ambiental, social e económico. Apesar das incertezas associadas e dos esforços para a sua colmatação, reconhece-se que o rumo do aquecimento médio do planeta irá manter-se, sendo crucial a adoção de medidas de adaptação e mitigação de forma a evitar e minimizar os seus efeitos ao nível local e, subsequentemente, a nível global.
A necessidade de mitigar as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), nomeadamente as decorrentes da utilização de energia, tem vindo a ser plasmada em diversos compromissos internacionais e nacionais com efeito à escala local, como são exemplos o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia (subscrito pelo município de Paredes) e a Lei de Bases do Clima. No âmbito do Pacto de Autarcas, os municípios comprometem-se a vários objetivos climáticos entre os quais a redução de, pelo menos, 40% das emissões de GEE, até 2030, e atingir a neutralidade carbónica, até 2050. A fim de materializar este compromisso político, os subscritores obrigam-se à apresentação do Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC). A partir de 2021, as autoridades locais são também impulsionadas a acelerar a ação climática ao serem interpeladas pela Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021, de 31 de dezembro) a desenvolver Planos Municipais de Ação Climática (Art.º 14.º - Políticas Climáticas regionais e locais) (PMAC) que consolidam os instrumentos de política local em matéria de energia e clima, definindo as estratégias locais rumo à descarbonização.
Como forma de estabelecer uma visão integrada das ações que o Município de Paredes pretende desenvolver nas próximas décadas, procurando o equilíbrio entre a sustentabilidade energética e o desenvolvimento económico e social local, este documento agrega a estratégia de Paredes em matéria de adaptação e mitigação climática materializando os três planos – PAES, PMAAC e PMAC. Este plano torna claro que o grande contributo para a redução de emissões se relaciona sobretudo com a ação dos diversos atores que desenvolvem a sua atividade no município e menos com as infraestruturas sob gestão direta da autarquia. Neste contexto, o município de Paredes procurará as ferramentas que possam potenciar o envolvimento e a participação de todos os atores no sentido de alcançar a meta estipulada. Sabendo que a ação climática municipal requer a ação ativa e colaborativa de todos os atores locais, o Município de Paredes está empenhado em criar um futuro sustentável para os seus cidadãos e empresas através de uma abordagem alinhada com o enquadramento legislativo e financeiro disponível e que reconhece a importância da ação conjunta dos atores locais na implementação de medidas custo eficazes para mitigar as emissões de GEE.
Este plano entrou em vigor em dezembro de 2023 e está preparado com medidas de implementação até 2050 para se conseguir alcançar as metas de redução das emissões.
Saiba mais: Plano Municipal de Ação Climática do Município de Paredes
- Mobilização Climática
O tema “MobilizAção Climática” foi durante o ano de 2024/2025 estudado e debatido em empresas da indústria da madeira e do mobiliário do Concelho de Paredes, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e com a execução da Universidade do Porto, da Associação Visionárium e da Câmara Municipal de Paredes. Após a auscultação das empresas, na presença das administrações e dos trabalhadores, após a realização de vários fóruns que pretenderam dotar as empresas com mais conhecimento e partilhas de boas práticas para combater as alterações climáticas e após a análise de todos os resultados, surgem alguns vídeos síntese para passar importantes mensagens para o combate às alterações climáticas, por parte das empresas e sobretudo por parte de cada um.
Alterações Climáticas - O que é
Maximizar a Madeira, Minimizar o Desperdício
Transformar Resíduos em Recursos A Madeira Reciclada
