-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Radar Social
- Rede Social
- Projetos Executados
- Habitação Social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Combate ao isolamento e integração social
- Orpheu Paredes Social - "Oficina das Artes" 2025
- Paredes Integra CLDS 5G
- Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas (PACD)
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Campo de Golfe do Aqueduto
- Campo de Ténis
- Centro de Marcha e Corrida de Paredes
- Campo de Areia Paredes
- Piscinas Municipais
- Multiusos de Paredes
- Estádio das Laranjeiras
- Cidade Desportiva de Paredes
- Ginásio
- Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis
- Pavilhões Desportivos
- Pavilhão Escola Básica e Secundária de Rebordosa
- Pavilhão Escola Secundária de Vilela
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes
- Pavilhão Escola Secundária Daniel Faria
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Baltar
- Pavilhão Multiusos de Astromil
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Lordelo
- Pavilhão Bombeiros Voluntários de Rebordosa
- Pavilhão Municipal Cidade de Gandra
- Pavilhão Escola EBS de Sobreira
- Pavilhão EB 2/3 de Cristelo
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes
- Pavilhao Municipal de Recarei
- Pavilhão Municipal de Vandoma
- Pavilhão Municipal de Vilela
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos
- Ficha de Inscrição Participante – 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – IPSS 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – Junta de Freguesia 2025/2026
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Associativismo - Questionário
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Ação Social
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Canal de denúncias
- Contactos
- Livro de Reclamações Eletrónico
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Ambiente
- Educação Ambiental
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
Educação Ambiental
A educação ambiental está presente numa alargada agenda de atividades e projetos
A agenda municipal ambiental é uma aposta na estratégia de combate aos problemas de sustentabilidade e de educação ambiental. Estes dois vetores ambientais, estão inteiramente ligados à educação ambiental para a sustentabilidade, assegurando a salvaguarda dos recursos naturais e a proteção dos elementos de fauna e flora existentes em Paredes.
A educação ambiental traça os principais caminhos a seguir ao longo do ano letivo de dos anos letivos, muito focada na aposta nas Eco-Escolas, e apresenta uma elevada oferta de atividades e ações práticas no terreno para assegurar os princípios do plano de ação de cada escola que se rege sobre diversos temas chave. Resíduos, água e energia são os temas que são trabalhados todos os anos em cada escola, e outros temas entram sempre na agenda e plano de ação como o caso da biodiversidade, espaços exteriores, geodiversidade, alimentação saudável e sustentável, mar, ruído, mobilidade sustentável, floresta, agricultura biológica, alterações climáticas e outros.
Há um grande foco na educação, quer de crianças e jovens, quer para a população em geral. Educação com qualidade, aliada à proteção da natureza e ao combate às alterações climáticas são alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que colocamos em prática ao longo de cada ano letivo.
O Município de Paredes, através do Pelouro do Ambiente, enquanto parceiro do programa Eco-Escolas e outros de educação ambiental como por exemplo o projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula”, tem uma excelente relação de abertura e de cooperação com a comunidade escolar, promovendo a concretização dos planos de ação, garantindo apoio para a materialização dos projetos das escolas, disponibilizando também apoio técnico na área ambiental, destinado ao encorajamento e participação dos alunos e de toda a comunidade escolar e famílias.
Neste sentido, têm sido desenvolvidas várias atividades nas escolas com vista a atingir os seguintes objetivos:
- Conhecer, compreender e respeitar a Natureza e toda a sua biodiversidade;
- Aprender boas práticas ambientais;
- Promover a redução dos resíduos na fonte potenciada por mudanças de mentalidade;
- Estimular a reutilização dos produtos como forma de poupança dos recursos naturais;
- Reforço da consciencialização dos munícipes e dos operadores económicos visando a adoção de comportamentos mais sustentáveis;
- Diminuição da quantidade de resíduos produzida por habitante, promovendo hábitos de consumo sustentável;
- Maximização da reciclagem de materiais que permita o cumprimento das metas estabelecidas em termos de recolha seletiva e reciclagem;
- Combate às alterações climáticas;
- Promoção de hábitos mais saudáveis de alimentação com base na agricultura biológica e de proximidade;
- Fomentar boas práticas de proteção dos polinizadores;
- Incentivar a plantação de espécies autóctones e combate às invasoras.