Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

imagem

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paredes Educa - Construir mais Sucesso

site_paredes educa

O projeto PAREDES EDUCA - CONSTRUIR MAIS SUCESSO enquadra-se nos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso e ao Abandono Escolares e pretende intervir ao nível da promoção do sucesso escolar e da prevenção do abandono escolar precoce, combatendo o insucesso e reforçando ações que promovam melhores resultados.

Objetivos principais

  • Reduzir as taxas de retenção, com especial incidência nos 2.º e 7.º anos de escolaridade
  • Elevar a qualidade do sucesso, particularmente no 7.º ano de escolaridade
  • Desenvolver na(o)s aluna(o)s competências de cidadania e de inserção na sociedade
  • Promover o envolvimento das famílias na vida escolar da(o)s aluna(o)s
  • Promover o envolvimento dos pais nas atividades da escola
  • Fomentar a interligação entre escolas e entre estas e a comunidade local

Destinatários

  • Aluna(o)s do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico: 4.626
Ação 1
Reforço do apoio não curricular às (aos) aluna(o)s – “Paredes Educa”

Para a concretização desta Ação considera-se imprescindível a constituição de equipas multidisciplinares, que permitam um trabalho em rede e a colaboração institucional através da articulação com diferentes parceiros locais, imprimindo uma dimensão societária ao projeto.

Desta forma pretende-se excluir fatores que possam ser comprometedores do sucesso escolar, nomeadamente no que se refere à ação social e/ou saúde, entre outras. O Município de Paredes desempenhará um papel mobilizador e integrador de respostas existentes na comunidade que possam potenciar fatores favoráveis ao bem estar holístico da(o) aluna(o).

A partir de um diagnóstico inicial, pretendemos trabalhar com aluna(o)s dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos em risco de insucesso escolar, mas concomitantemente desenvolver ações universais para todos a(o)s alun(o)s destes ciclos, das escolas e turmas a intervencionar, afastando desta forma os fatores de estigmatização.

No 1.º ciclo, essa intervenção incidirá sobre as competências de leitura e matemática e nos 2.º e 3.º ciclos a intervenção focaliza aspetos cognitivo-comportamentais da(o)s aluna(o)s, complementadas com outras intervenções direcionadas para a escola, família e território, na perspetiva multidisciplinar e de articulação em rede anteriormente referida.

Ação N.º 2
Ações de Enriquecimento Curricular Complementares – “Construir mais Sucesso”

No âmbito das ações de enriquecimento curricular complementares às já desenvolvidas pelas escolas serão desenvolvidas ações universais diversificadas, promotoras de cidadania, integradas nos distintos ecossistemas pedagógicos, numa perspetiva multicêntrica.

Para o efeito será desenvolvido um trabalho em rede que envolverá diferentes intervenientes: município, escolas, associações de pais, comunidade, alunos e famílias. Estas ações têm como objetivo ampliar as mundividências da(o)s aluna(o)s, promover competências de preservação do património local, ambientais e sócio emocionais potenciadoras do sucesso escolar e criar uma maior articulação entre agrupamentos de escolas e a comunidade.

As intervenções a desenvolver vão assumir uma perspetiva inclusiva: tendo em conta as taxas de insucesso escolar, urge assumir uma intervenção que diminua o expectável efeito socio económico e as desigualdades sociais no âmbito escolar, proporcione equidade no acesso a meios potenciadores de sucesso escolar, a experiências significativas e significantes para a(o)s aluna(o)s numa perspetiva inclusiva e multiculturalista, respeitadora das idiossincrasias individuais mas integradora e assumidamente padronizadora no acesso a recursos valorizáveis para o sucesso escolar.

Resultados/Metas

  • Redução de 25% das taxas de retenção e desistência nos 2.º e 7.º anos de escolaridade;
  • Redução de 10% da taxa de aluna(o)s no 7.º ano com níveis negativos.

Agrupamento de Escolas/Escola beneficiárias
Agrupamentos de Escolas de Daniel Faria - Baltar, de Cristelo, de Lordelo, de Paredes, de Sobreira, de Vilela e Escola Secundária de Paredes

O projeto terá a duração de dois anos com início em setembro de 2018.

Relatório 1.º período 2018/2019

Relatório 2.º período 2018/2019

Relatório 3.º período 2018/2019


 
Notícias

Paredes disponibiliza 12 técnicos para projeto de combate ao insucesso escolar
In Diário de Notícias | 07-09-2018

Projeto "Paredes Educa" lançado pelo Município vai combater o abandono e insucesso escolar no 1.º ciclo
In Site Câmara Municipal de Paredes | 07-09-2018

Paredes lança projecto de combate ao abandono e insucesso escolar no 1.º ciclo
In Verdadeiro Olhar | 07-09-2018

Top