-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Radar Social
- Rede Social
- Projetos Executados
- Habitação Social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Combate ao isolamento e integração social
- Orpheu Paredes Social - "Oficina das Artes" 2025
- Paredes Integra CLDS 5G
- Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas (PACD)
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Campo de Golfe do Aqueduto
- Campo de Ténis
- Centro de Marcha e Corrida de Paredes
- Campo de Areia Paredes
- Piscinas Municipais
- Multiusos de Paredes
- Estádio das Laranjeiras
- Cidade Desportiva de Paredes
- Ginásio
- Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis
- Pavilhões Desportivos
- Pavilhão Escola Básica e Secundária de Rebordosa
- Pavilhão Escola Secundária de Vilela
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes
- Pavilhão Escola Secundária Daniel Faria
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Baltar
- Pavilhão Multiusos de Astromil
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Lordelo
- Pavilhão Bombeiros Voluntários de Rebordosa
- Pavilhão Municipal Cidade de Gandra
- Pavilhão Escola EBS de Sobreira
- Pavilhão EB 2/3 de Cristelo
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes
- Pavilhao Municipal de Recarei
- Pavilhão Municipal de Vandoma
- Pavilhão Municipal de Vilela
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos
- Ficha de Inscrição Participante – 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – IPSS 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – Junta de Freguesia 2025/2026
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Associativismo - Questionário
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Ação Social
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Canal de denúncias
- Contactos
- Livro de Reclamações Eletrónico
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Cultura
-
Primavera Festival da Flor
- Workshop Arte e Flores
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
Workshop Arte e Flores
Conjunto de atividades para celebrar a Primavera!
22 Março - Impressão Botânica em tecido
9h30 - 12h00
Experiência inspiradora, que convoca à consciência ambiental, beleza e criatividade.
A impressão botânica, também conhecida como EcoPrint, é uma técnica de estamparia orgânica e artesanal em papel e tecido, que transfere os pigmentos e imprime as formas, texturas, cores e aromas das plantas. Trata-se de uma prática totalmente natural e limpa que respeita o ambiente, estimula o consumo consciente, e também a produção de arte e moda sustentáveis. Em co-criação com a natureza, os participantes vão aprender a utilizar uma das técnicas de impressão botânica, a “Hapa-Zome”, uma arte tradicional japonesa de impressão natural de folhas e flores em tecido.
Todos os materiais estão incluídos, mas cada participante pode trazer um T-shirt ou Totebag, 100%, para estampar.
Informações:
Público alvo: crianças/famílias
Limite: 6 crianças + 1 acompanhante (total 12 participantes)
29 Março - Impressão botânica em pasta de moldar
9h30 - 12h00
Nesta oficina vamos aprender a imprimir texturas de folhas, flores e galhos na pasta de moldar e criar objectos decorativos. A Impressão botânica em pasta de moldar consiste em pressionar folhas, flores ou outras partes de plantas sobre a argila para criar texturas e padrões naturais. Esta técnica permite transferir os detalhes delicados das plantas para a superfície da cerâmica, resultando em peças únicas e orgânicas.
Informações:
Público alvo: crianças/famílias
Limite: 10 crianças + 1 acompanhante (total 20 participantes)
30 Março - Construir Máscaras com materiais reciclados e elementos naturais
9h30 - 12h00
Em celebração das cores, flores e vida da Primavera vamos construir máscaras e outros adornos primaveris. Numa estação de florescimento vamos criar com a natureza e dar uma segunda vida aos materiais de uso doméstico, prolongando a sua vida antes da reciclagem. Vamos aproveitar para criar máscaras ligadas ao animal de poder de cada um ou simplesmente à simbologia dos elementos naturais e as suas especificidades.
Informações:
Público alvo: crianças/famílias
Limite: 10 crianças + 1 acompanhante (total 20 participantes)
5 Abril - Ilustração Botânica
9h30 - 10h30
No Renascimento, os artistas começaram a perceber o potencial expressivo da natureza.
Antes da fotografia e do microscópio, a ilustração botânica era a única forma de capturar informações sobre as plantas.Aqui vamos fazer experiências e ilustra-las de forma artística, expressando o talento e o amor de cada um pelas plantas.
Técnica : Pode ser feita de várias formas, dependendo da sua finalidade, utilizando apenas o desenho, o nanquim ou a pintura em aguarela. Vamos observar, estudar e ilustrar as plantas e flores criando postais de primavera.
Informações:
Público alvo: crianças/famílias
Limite: 10 crianças + 1 acompanhante (total 20 participantes)
5 Abril - Criação de carimbos com elementos naturais
11h00 - 12h00
Sabiam que é possível imprimir a natureza no papel? Os “carimbos” de folha são uma ótima atividade para fazer com as crianças, estimula o contato e o encantamento com o mundo natural. Convido cada participante a caminhar e recolher folhas de árvores de diferentes formatos, tamanhos e texturas para experimentarmos como carimbo (as folhas não podem ser demasiado finas, têm de ser mais encorpadas para resistir ao processo de manipulação, pintura e pressão sobre o papel). Também vamos aprender a fazer carimbos com legumes, aproveitando o que temos em casa. A finalidade é criar padrões, com recursos naturais, em tecido e papel. Ao brincarem com os elementos naturais as crianças tornam-se mais criativas, autônomas e concentradas. Este brincar natural é também uma maneira de incentivar a relação da criança com a natureza e seu vínculo com a terra.
Informações:
Público alvo: crianças/famílias
Limite: 10 crianças + 1 acompanhante (total 20 participantes)
6 Abril - Construir um mini livro e experimentar aguarelas naturais das plantas e desperdícios alimentares
9h30 - 12h00
Brincar e aprender com a natureza.
Aprender a fazer um livro simples com o intuito de ser um herbanário, onde vamos prensar flores e plantas que nos suscitam curiosidade. Vou também apresentar uma breve introdução, sobre as potencialidades de utilizar desperdícios alimentares caseiros e plantas para criar aguarelas naturais (exemplo: café, couve roxa, casca de cebola..). Vamos experimentar as diferentes cores no papel de forma a iniciar o estudo dos pigmentos naturais.
Informações:
Público alvo: crianças/famílias
Limite: 10 crianças + 1 acompanhante (total 20 participantes)
12 Abril - Cianotipia
9h30 - 12h00
A cianotipia é um processo de impressão fotográfica em tons de azul descoberto em 1842 pelo cientista e astrônomo John Herschel. Ficou conhecido por ser o método usado pela botânica Anna Atkins para imprimir o primeiro livro de fotografia da História. Este processo é de baixo custo e por isso foi bastante utilizado durante os séculos XIX e XX para reproduzir fotografias e também cópias de projetos - os famosos Blueprints. Este processo utiliza dois químicos: o Citrato de Ferro Amoniacal e o Ferricianeto de Potássio. Além disso, misturando-os com água, temos tudo o que necessitamos para conseguir reproduzir uma imagem. Nesta oficina vamos imprimir fotografias azuis dos elementos da natureza.
Informações:
Público alvo: crianças/famílias
Limite: 10 crianças + 1 acompanhante (total 20 participantes)