As iniciativas privilegiam o trabalho de cocriação entre profissionais, artistas, artesãos e agentes culturais, ao abrigo do Programa de valorização inclusiva das Artes em Madeira de Paredes.
No concelho de Paredes destaca-se a arte centenária de trabalhar a madeira, transmitida por sucessivas gerações.
A arte de trabalhar madeira é uma atividade muito antiga, transmitida por sucessivas gerações e testemunhada por antigos artífices, assim como pelos centenários engenhos hidráulicos de serração de madeira.
Esta arte, como qualquer outra, tem vindo a evoluir passando do seu processo primitivo, onde era trabalhada manualmente, até à atual indústria das madeira.
Em 2024, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, será implementado o Programa de valorização inclusiva das Artes em Madeira de Paredes, que contará com:
» Parcerias entre artistas e artesãos;
» Exposição de esculturas, de desenho e pintura;
» Encontros de contadores de histórias;
» Seminários;
» Visitas;
» Roteiros;
» Oficinas;
» Masterclasses musicais;
» Um espetáculo de expressão artística sobre o universo das madeiras.
Este programa tem como propósito promover o desenvolvimento territorial do concelho e da região envolvente, através da criação de valor cultural, social e artístico mediante a combinação entre o respeito pelo património e a inovação nas ofertas culturais, artísticas e turísticas, bem como destacar o papel da indústria de mobiliário como grande marca identitária e diferenciadora do concelho.