![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Serviços
-
Educação
- Paredes, Cidade Educadora
Paredes, Cidade Educadora
A Associação Internacional das Cidades Educadoras surge num movimento criado em Barcelona em 1990, e é constituída por várias cidades a nível mundial, representadas pelas suas autarquias e da qual fazem parte atualmente 300 Municípios de 34 Países.
O Município de Paredes já integra esta rede de Municípios Educadores desde 2007.
A peculiaridade deste projeto centra-se na ideia de que a cidade é por si só geradora de educação para os seus habitantes, contendo nela própria elementos fundamentais para uma formação integral dos seus habitantes.
O conceito inovador desta associação centra-se na promoção e intercâmbio de experiências quer a nível nacional quer internacional, e visa colaborar com organismos como a ONU, UNESCO, entre outras.
No seio desta associação desenvolvem-se redes temáticas, as quais serão desenvolvidas pelo Município de Paredes, como por exemplo o combate ao abandono escolar, transição escola–trabalho, educação para os valores, tecnologias de informação e comunicação, primeira infância.
Este novo conceito de trabalho em rede proporciona aos municípios intervenientes a oportunidade de partilhar os seus leques de saber, junção de sinergias, ter acesso a iniciativas de vanguarda ao nível de intervenções educativas, combater as desigualdades tanto na população escolar jovem, como na população em geral.
Através da adesão a esta rede internacional, o Município de Paredes assume-se como um Município Educador, pretendendo aplicar uma política educativa ampla, com carácter transversal e inovador, compreendendo todas as modalidades de educação formal e informal, assim como as diferentes manifestações culturais e fontes de informação.
Com esta adesão, pretende-se colaborar com diferentes organismos e encontrar diversas formas de proporcionar uma melhor qualidade de vida e maiores possibilidades de intervenção comunitária.
- Boletim - Rede Portuguesa das Cidades Educadoras
