![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionários
- Fichas
- Formulários
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Formulário - Fórum: Paredes, Ética e Valores no Desporto Summit III - 2025
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos - Apoios e Incentivos ao Associativismo Desportivo
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Juventude
- Educação
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
SEED
Encontro Internacional em Paredes reúne delegações da UE para o Projeto Town Twinning Project SEED Communities
De 26 a 3 de outubro de 2024, delegações de Itália, Chipre, Malta, Portugal, Lituânia, Letónia, República Checa e Hungria reuniram-se em Paredes, Portugal, para o primeiro Encontro Internacional do Projeto de Geminação de Cidades financiado pela União Europeia, Comunidades SEED: Comunidades Éticas, Democráticas, Empoderadas e Sustentáveis. Esta iniciativa teve como objetivo fomentar a cooperação entre as comunidades europeias, centrando-se principalmente nas zonas rurais, para abraçar a sustentabilidade através de uma abordagem inclusiva e de base que capacita todos os membros da comunidade.
A lógica por trás desse projeto surgiu do reconhecimento de que a sustentabilidade é frequentemente associada a áreas urbanas e ambientes mais dinâmicos, enquanto comunidades pequenas, rurais e grupos de difícil acesso tendem a ver a sustentabilidade como uma prioridade menor. As Comunidades SEED procuraram abordar essa lacuna repensando os hábitos e práticas locais de forma sustentável, envolvendo gerações mais velhas e grupos marginalizados. Ele também enfatizou a conexão entre sustentabilidade e direitos humanos, garantindo uma transição justa e inclusiva para todos.
O evento incluiu uma série de seminários, workshops, debates e actividades práticas concebidas para abordar temas fundamentais relacionados com a sustentabilidade e a justiça social. O tema principal foi “Políticas ambientais da UE: Sustentabilidade e Justiça Social”, incentivando os participantes a debater a forma como as políticas ambientais europeias podem ser aplicadas a nível local de uma forma socialmente equitativa.
O intercâmbio de boas práticas entre os participantes foi um dos principais resultados deste encontro. Por exemplo, as delegações partilharam informações sobre potenciais oportunidades de financiamento da UE que poderiam ser aproveitadas para desenvolver projectos locais, sustentáveis e socialmente justos. Este intercâmbio de conhecimentos revelou-se inestimável para ajudar as comunidades a compreender como aceder a recursos financeiros que lhes permitam implementar projectos de sustentabilidade adaptados às suas necessidades locais específicas.
Em contrapartida, os delegados de cada país também forneceram informações sobre os problemas locais que enfrentavam relativamente à sustentabilidade. Os participantes de Portugal, por exemplo, destacaram os desafios enfrentados pelas comunidades rurais na adoção de soluções de energia verde, enquanto a Itália partilhou estratégias para envolver as gerações mais velhas nos esforços de sustentabilidade.
As organizações envolvidas neste primeiro encontro internacional incluíam entidades públicas e sem fins lucrativos. St. Julians, de Malta, os antigos municípios de Yeri e Derineya, de Chipre, o município de Arnot, da Hungria, o município de Panevezys, da Lituânia, e a Associação APPIS, de Portugal, Krimulda, da Letónia, e Jevisovice, da República Checa.
O sucesso da reunião foi evidente no espírito de colaboração e na profundidade dos intercâmbios que tiveram lugar. No final do evento, os participantes não só tinham aprofundado os seus conhecimentos sobre as políticas ambientais da UE, como também tinham partilhado estratégias práticas para ultrapassar os desafios locais e garantir que os esforços de sustentabilidade fossem inclusivos e liderados pela comunidade.
Este primeiro encontro marcou o início do que se espera ser uma colaboração transfronteiriça de longo prazo, à medida que as Comunidades SEED continuam a desenvolver iniciativas que trazem as comunidades rurais e marginalizadas para a vanguarda da agenda de sustentabilidade da UE.
https://www.facebook.com/profile.php?id=61566815257497
https://www.instagram.com/seed_communities/
![]()

