Mais 12 boas razões para descobrir Paredes

kartodromo
serra_do_muro_vandoma__1_
10 Julho 2020

Sugerimos-lhe aproveitar o que de melhor Paredes tem! Se no fim de semana passado demos 12 boas razões para conhecer Paredes, este fim de semana não tem desculpas para ficar em casa. Veja as nossas novas sugestões e fique a conhecer lugares emblemáticos deste Concelho.

Neste fim de semana as temperaturas altas convidam para um passeio em família à descoberta do Concelho. No roteiro que hoje damos-lhe a conhecer em primeiro lugar a Sobreira. Esta vila, marcada por todo o verde envolvente, conta com uma série de locais ideais para uma caminhada à descoberta da natureza.

A Quinta da Valdeira é um desses espaços únicos onde pode desfrutar da natureza e praticar exercício ao ar livre com todo o conforto e segurança. Slide, escalada, arvorismo, paintball são algumas das propostas que fazem parte das atividades deste espaço. A Quinta dispõe ainda de uma Casa Abrigo para turismo rural e de uma zona preparada para campismo. Um dos pontos mais convidativos desta quinta é o facto de ser atravessada pela ribeira de Santa Comba, um afluente do Rio Sousa, onde um antigo moinho ainda mói pelo processo tradicional.

A ribeira de Santa Comba é o lugar ideal para se refrescar e maravilhar com toda a fauna e flora envolvente. Ao longo da ribeira, na margem direita, encontrará um conjunto de estruturas em ruínas relacionadas com a gestão e tratamento do minério, designadamente, instalações dos escritórios, residências, fornos e tanques de lavagem cujo auge da elaboração terá sido nas primeiras décadas do séc. XX.

Na Sobreira poderá ainda descobrir uma das aldeias de Portugal, Castromil. Esta aldeia, com um passado ligado à exploração mineira, enquadra-se num ambiente rural e agrícola, tendo origens medievais ainda visíveis na sua organização espacial, de vias estreitas a serpentear o povoado. Os edifícios em cantaria granítica possuem características arquitetónicas rurais bem vincadas.

Castromil foi, de resto, um lugar profundamente romanizado, cujas evidências estão presentes nos trabalhos mineiros de exploração de ouro, resultantes das explorações a céu aberto, embora também visíveis em trabalhos subterrâneos. O Município, ao reconhecer as potencialidades patrimoniais geomineiras do Concelho, criou o Centro de Interpretação das minas de ouro de Castromil e Banjas, cujo principal objetivo é valorizar e divulgar o Património Geológico, Arqueológico e Cultural de Paredes. Este espaço dinâmico e inovador, com um discurso expositivo claro, simples e apelativo, surge como um local de acolhimento e ponto de partida para as visitas às Minas de Ouro.

Um pouco mais acima, na freguesia de Baltar e Vandoma, poderá perder-se pela Serra do Muro, a maior em altitude do concelho de Paredes. Desta serra consegue ver a olho nu a Torre da RTP (Monte da Virgem), a refinaria de Leça, o mar ou até mesmo o famoso “Isqueiro” da Maia. Atreva-se a subi-la e a descê-la pela parte mais difícil, mas de uma forma facilitada.

Em Baltar, pode ainda subir até ao miradouro do Cruzeiro e apaixonar-se pela vista que este oferece sobre o Concelho ou, então, visitar um dos monumentos pertencentes à Rota do Românico, a Capela da Quintã. Este monumento caracteriza-se pela planta longitudinal, composta por uma nave e capela-mor. A sua singularidade reverte-se, também, no enquadramento rural que se mantém e ao pequeno núcleo urbano de estrutura medieval.

Para os aventureiros e amantes da adrenalina convidamo-lo a um passeio de buggy, através da Oporto Buggy, no qual irá descobrir sítios, gentes e tradições de Paredes, de forma segura e para toda a família. Terá a oportunidade de passear por belíssimas paisagens, pelas pistas do shakedown rally de Portugal, por pequenos ribeiros e zonas mais sinuosas. Outra sugestão que lhe fazemos é uma visita ao kartódromo de Baltar onde poderá sentir, também, a emoção de conduzir um kart pela pista com os seus amigos ou familiares.

Como última sugestão propomos-lhe um passeio pelas freguesias de Lordelo e Rebordosa. Aqui poderá caminhar pelo Parque do Rio Ferreira, o maior parque urbano da região. Com cerca de 3,8 quilómetros de extensão, este parque liga as freguesias vizinhas e proporciona o desenvolvimento de várias atividades lúdicas e desportivas, bem como a contemplação da paisagem. Ao longo das margens do rio conseguirá ver vários moinhos hidráulicos que tanto caracterizam o nosso Concelho.

Em Lordelo pode ainda visitar o “Museu A LORD” onde ficará a conhecer a história da Cooperativa de Eletrificação desde a sua constituição até aos nossos dias. Em Rebordosa aconselhamos a passar pela Igreja Velha. Esta Igreja Matriz remonta até 1645 e caracteriza-se pelos seus altares ricos, ornamentados com talha dourada.

Esta semana como sugestão gastronómica convidamo-lo a passar pela freguesia de Gandra e a experimentar um dos muitos restaurantes que esta cidade tem. Aqui terá variadíssimas sugestões que vão desde o mais tradicional ao mais contemporâneo. Alertamos ainda, para aqueles que são de longe, a espreitar os nossos alojamentos locais. Ao longo de todo o Concelho de Paredes poderá contar com várias recomendações que vão desde os hotéis, até ao turismo em espaço rural.

Do que é que está à espera? Este fim de semana aproveite o bom tempo e saia à rua em segurança para conhecer o seu Concelho cumprindo sempre as normas de distanciamento social e as regras indicadas pela Direção-Geral da Saúde.