SUGESTÃO DE LIVROS | POR MADALENA OLIVEIRA

30 Julho 2021

Madalena Sofia Oliveira, nasceu em Paranhos-Porto em 1979. É casada, mãe de uma menina e uma séria defensora dos Direitos Humanos. Viveu na freguesia de Campo, no concelho de Valongo parte da sua vida, e foi lá que conclui uma parte do seu percurso escolar. Sempre se destacou por se interessar por diversas áreas, e desde muito cedo que integrou o movimento associativo do concelho, tendo em 2004 assumido a direção da Associação MAPA-IPSS.

Como na vida, também na sua carreira académica tentou sempre “beber” conhecimento de diferentes fontes, pois só assim se justifica o seu percurso. Licenciou-se em Serviço Social (FCHS-UFP), tendo em 2007 concluído uma especialização em Ciências Forenses (FMUP), em 2008 uma Especialização em Métodos e Técnicas de Investigação (FCHS-UFP), em 2009 o mestrado em Ciências Forenses (FMUP) e em 2014 o doutoramento em Psicologia (FCHS-UFP).

Desde 2003 que em termos profissionais, tem vindo a trabalhar com diferentes públicos, de destacar na área social: a experiência na intervenção com vítimas de crimes; com crianças e jovens em risco/perigo, no sistema de promoção e proteção e tutelares educativos; a intervenção psicossocial em contextos de crise e famílias multiproblemáticas; e a atuação na reabilitação e reintegração física, económica e social de vítimas em que resulte grave afetação da funcionalidade. Entre 2007 e 2014 assumiu a Coordenação Geral de Recursos e Serviços da Gondomar-Coração de Ouro, Empresa Municipal.

Na docência tem vindo a colaborar a nível nacional e internacional com algumas entidades. Atualmente é Professora Auxiliar no Instituto Universitário de Ciências da Saúde-CESPU, é professora convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no Dep. de Ciências da Saúde Pública e Forenses e Educação Médica e no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (Cabo Verde).

É, ainda, investigadora integrada no JusGov – Centro de Investigação para a Justiça e Governação da Universidade do Minho, nos grupos Direitos Humanos (DH) e Justiça Criminal e Criminologia (JusCrim) e colaboradora no IInfacts IUCS-CESPU - grupo Psicologia e Saúde- onde se dedica ao estudo da violência familiar, violência no namoro, transmissão intergeracional da violência e abusos e negligência em crianças e jovens. Um dos seus trabalhos serviu para justificar o lançamento de uma campanha de âmbito nacional “ Quem te ama não te agride”.

Alguns dos seus trabalhos já foram alvo de publicação, de destacar o livro “Transmissão Intergeracional da Violência” e o mais recente Guia prático para estudantes e profissionais: “Da infância à terceira idade: intervenção em contextos de violência e crime”.

OBRA DE REFERÊNCIA:

"O Filho de Mil Homens"

Autor: Valter Hugo Mãe

Conta-nos a história de Crisóstomo, um pescador, solteiro, que ao chegar aos quarenta percebe que nunca tinha tido um filho, e sai à procura dele...
Crisóstomo procura um herdeiro, e uma mulher, alguém com quem possa partilhar as aventuras, as alegrias e as tristezas de toda uma vida. Esta é a história do amor absoluto, em que nos são dadas a conhecer personagens ímpares e peculiares, com vidas de desgraça e muitas vezes de exclusão, que mesmo perante as adversidades da vida têm amor nos corações. Esta é a história de alguém que sonha, e que pede ao mundo, com todo o seu coração, que os seus desejos se realizem.

De uma sensibilidade rara, o autor leva-nos ao lado mais profundo do ser humano, onde poderá encontrar algumas frases soberbas sobre a felicidade e o amor “Quem tem menos medo de sofrer, tem maiores possibilidades de ser feliz” e “Ser o que se pode é a felicidade; A felicidade é a aceitação do que se é e se pode ser”; “Nunca limites o amor, filho, nunca por preconceito algum, limites o amor.”

SUGESTÕES DE LIVROS E LEITURAS:

Ensaio sobre a cegueira de José Saramago

Terra sonâmbula - Mia Couto