![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Dignificar todas as mulheres e as suas famílias é a mensagem a reter da tertúlia promovida pela autarquia de Paredes
Dignificar todas as mulheres e as suas famílias é a mensagem a reter da tertúlia promovida pela autarquia de Paredes
No âmbito do Dia Internacional da Mulher que se assinalou esta quinta-feira, 8 de março, o Município de Paredes promoveu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a tertúlia intitulada “Mulher e as estratégias de conciliação da vida familiar e profissional”.
Contou com a presença da deputada da Assembleia da República, Carla Miranda, da empresária da restauração local, Paula Magalhães, da presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa, Salomé Santos, e a moderação da vereadora com os pelouros de Ação Social, Cultura e Turismo, Beatriz Meireles.
O vice-presidente da autarquia, Francisco Leal, deu as boas-vindas às mulheres e notou que elas têm um papel preponderante na sociedade, que não é suficientemente reconhecido e valorizado.
Para Beatriz Meireles o objetivo passa por “encontrar as melhores soluções políticas, continuar a dignificar todas as mulheres sem exceção e as suas famílias, defendendo os seus direitos, dando-lhes melhores condições de vida que permitam conciliar a sua vida familiar e profissional”, sublinha a vereadora.
Segundo a deputada Carla Miranda, apesar de existir a “ideia de que o feminismo está na moda, ainda persistem muitos problemas”. Destacou os grandes desequilíbrios salariais existentes, exemplificando que 60 em 100 mulheres com ensino superior completo tem uma remuneração inferior à dos homens. “A Igualdade de género tem que começar em casa”, sublinhou.
O Governo propôs, em Conselho de Ministros, fazer recomendações à CRESAP e dar orientações aos ministros para que a percentagem de mulheres dirigentes superiores do Estado chegue aos 40% em 2019. Nas universidades, nas ordens profissionais e no Parlamento também haverá novas regras.
Já Paula Magalhães, empresária paredense do setor da restauração, tem orgulho em ser mulher. “Tenho asas e posso voar, sou uma mulher de sucesso e a vida tem sido aquilo que quis que fosse, porque tenho um grande homem por trás e uma relação que me permite chegar onde quero”.
A presidente de Junta de Freguesia de Rebordosa, Salomé Santos, destacou alguns percalços que teve que atravessar ao longo da vida por ser mulher e a luta que teve para conseguir autonomia. “As mulheres estão a ser constantemente escrutinadas. Conciliar a vida familiar com a profissional é complicado, mas quando trabalhamos por gosto, tudo fica mais fácil”.
A tertúlia terminou com lanche, acompanhado de música e poesia, que juntou cerca de uma centena e meia de colaboradores da autarquia no salão nobre.
