![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
Apresentação do Livro 'Correr Fez-me Livre: dos cuidados intensivos à Ultra Maratona' de Augusto Pinto Oliveira
"Correr Fez-me Livre: dos cuidados intensivos à Ultra Maratona" de Augusto Pinto Oliveira
É um livro que relata situações reais da vida do autor, onde na primeira pessoa expõe publicamente o seu passado e o grave problema relacionado com dependências de álcool, drogas e tudo o que o levou a um estado de completo desinteresse pela vida, o desânimo, falta de objetivos, motivações, declínio físico, mental e emocional.
Excessos de bebida, noitadas, uma vida sem regras, levaram-no a uma noite onde quase a MORTE LHE BATEU À PORTA, um acidente atira-o para um coma de um mês, foi submetido a duas cirurgias, uma craniotomia e uma cranioplastia, durante este processo sofreu, três tromboses venosas profundas.
Após vários diagnósticos médicos a sua família foi informada que a possibilidade de sobreviver é quase nula e se isso acontecesse ficaria dependente de terceiros para toda a vida. Trabalhar, praticar desporto e ter uma vida ativa estava completamente fora de questão.
Um livro emocionante de um rapaz com uma infância feliz, uma adolescência e juventude preenchida por muita atividade física e desportiva, atinge o auge na vida desportiva ainda muito jovem, levando Portugal além-fronteiras em representação da Seleção Portuguesa de Canoagem de águas Bravas em Campeonatos do Mundo e em várias provas Internacionais.
Depois de abandonar a Alta Competição, começa a trabalhar, esta mudança na sua vida vem trazer sensações e vivencias que o levaram a um estado de insatisfação permanente, a falta da adrenalina da competição, das viagens e tudo o que o fazia sentir vivo. Encontra no álcool e nas substâncias o que precisa para satisfazer o vazio que sentia.
A viver uma vida de boémia e de dependências vê-se sozinho numa instabilidade emocional profunda, onde os internamentos, as hospitalizações e as desintoxicações são constantes.
Com o nascimento de uma filha, por um breve período, ainda pensou que podia seguir outro rumo, mas rapidamente voltou ao seu estilo de vida antigo, as dependências voltaram a triunfar, e ele escolheu-as em detrimento da filha e da mulher, escolheu o caminho mais fácil, aquele que já vinha a percorrer há muitos anos.
Passou por uma fase de recuperação muito lenta, chegou a pesar 100 quilos e após três anos de fisioterapia fez o seu primeiro quilómetro.
Uma história de vida real, como um acidente quase fatal mudou a vida do autor, que encontrou de novo um sentido para a vida no Trail, nas caminhadas, na escalada no canyoning, na canoagem e em vários outros desportos.
Durante algum tempo da sua vida, o autor dedicou-se à pintura e à escrita, neste livro podemos encontrar um capítulo - “A CAIXA” dedicado a essa época, onde ele faz uma “viagem” pelo mundo da poesia, da prosa e do teatro com duas peças escritas e encenadas pelo próprio. A viver num mundo caótico e obscuro revela-nos os seus sentimentos, as vivências e as emoções que nos transportam para o seu submundo.
Neste livro podemos sentir a emoção e o orgulho na sua nova vida, onde nos faz acreditar que não há casos impossíveis, com um palmarés invejável, que começou com uma caminhada em 2011, e a partir desse ano, já conta com 96 maratonas e ultra maratonas, bem como 60 provas com outras distâncias, tem mais de 40 provas a cima dos 100 quilómetros de distância, com total de 111 provas, somando todas as distâncias percorridas já conta com 6086 km. Durante estes cinco anos já fez os Caminhos de Santiago quatro vezes, desde o Caminho da Interior, passando pelo Caminho Tradicional e pelo Caminho da Costa, com um total de mais de 800 km.
Participou nas mais conceituadas provas do Mundo, UTMB - Ultra Trail Mont Blanc - 168 km, Ultra Trail do Pirineu - 110 km, Ronda dels Cims - 170 km e no Tor des Deants - 338 km.
Neste livro o autor descreve todas as emoções, sensações, estados de espírito que viveu durante estas ultra distâncias.
Sobre o autor:
Augusto Pinto Oliveira, nascido a 28/11/1972 em Paredes (mais propriamente no antigo lugar das Pias, orgulhosamente), Gestor Centro de Distribuição - CTT - Correios de Portugal há 30 anos, licenciado em Psicologia Clínica.
Pai de uma menina que adoro a Mara Ramalho Freitas Pinto.
Depois de viver em vários locais, Paredes continua a ser o meu porto de abrigo, é aqui que vivem os meus amigos, os meus irmãos e claro a minha SUPER MÃE Ana, esta mulher de “guerra”, conforme a apelido, pois foi é e será o suporte da família.
Sou voluntário na Cruz Vermelha de Sobreira, onde presto socorro, com muito orgulho.
21h00

