![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
Aldina Duarte
Espetáculo inserido no programa Conta-me Histórias
Aldina Duarte é reconhecida como uma das grandes vozes atuais do Fado, pela sua personalidade artística inconfundível e pela sua singular capacidade interpretativa.
Tem uma intensa carreira de concertos nas principais salas de espetáculo portuguesas (Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro de São Luiz, Coliseu dos Recreios, Casino do Estoril, entre outras) e em grandes festivais e temporadas internacionais, e é fadista residente do elenco de uma das mais relevantes casas de Fado de Lisboa, o "Senhor Vinho", com direção artística de Maria da Fé.
A sua paixão pela Literatura leva-a a aliar ao repertório musical tradicional dos grandes fados estróficos tradicionais uma escolha cuidadosa dos poemas que canta, sendo ela própria autora de muitas das suas letras, bem como de outras cantadas por outros fadistas destacados como Camané, Carminho, Ana Moura, Mariza ou António Zambujo, designadamente.
Colabora frequentemente em projetos interdisciplinares que cruzam o Fado com outras expressões artísticas e culturais, em colaboração com personalidades como Pedro Mexia, José Tolentino de Mendonça, João Botelho ou Ricardo Araújo Pereira. É autora ela própria de diversos projetos de difusão do Fado, entre eles o ciclo de conferências-debates "A Cantar e a Contar", realizado no Centro Cultural de Belém, ou as oficinas "Fado para Todos", promovidas pelo Museu do Fado, e a série de entrevistas "Fados e Tudo", em exibição online no site do mesmo Museu, tendo este último projeto dado origem a um ciclo de espetáculos no Teatro Municipal de São Luiz, sob a sua coordenação. Tem igualmente realizado conferências nos Festivais de Fado de Madrid, Sevilha, Bogotá e Buenos Aires. Da sua participação no cinema destacam-se o documentário "Aldina Duarte: Princesa Prometida", do realizador Manuel Mozos, apresentado e premiado em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais, e ainda a colaboração em "Xavier", de Manuel Mozos, em "A Religiosa Portuguesa", de Eugène Green e nos documentários "Fado Celeste", de Diogo Varela Silva, e "O Fado pelo Mundo – Aldina Duarte: Lisboa – Macau", este último produzido pela RTP.
A sua discografia inclui os álbuns "Apenas o amor" (2004), "Crua" (2006), "Mulheres Ao Espelho" (2008), "Contos de Fados" (2011) e mais recentemente "Romance(s)" (2015), um álbum duplo que incorpora um romance escrito em verso por Maria do Rosário Pedreira para as melodias do fado tradicional e uma banda sonora para a mesma história criada pelo produtor musical Pedro Gonçalves (Dead Combo), tendo sido considerado pela crítica nacional como o melhor disco do ano e merecido especial destaque por parte da revista "Songlines", referência mundial no campo da imprensa musical especializada.
Rui Vieira Nery, Dezembro de 2016
Fotografia: Créditos de Isabel Pinto
Sobre o Programa Conta-me Histórias:
Ciclo de conversas - concerto com conhecidos músicos que nos vão contar alguns pormenores menos conhecidos das suas carreiras, pontuados por algumas das suas músicas mais emblemáticas.
Conforme a canção dos Xutos & Pontapés trata-se de nos contarem histórias daquilo que não vemos, com uma grande banda sonora.
O nosso desejo é o de poder realizar uma sessão de conversa com os músicos, sobre o processo de criação de canções e a importância que elas dão à palavra.
Os músicos devem fazer-se acompanhar da guitarra, para informalmente, durante a conversa, explicar alguns pormenores do processo de criação, cantando cinco ou seis temas.
21h30
Reserva/Venda de Bilhetes a partir de 28 de abril.
Venda de Bilhetes:
Casa da Cultura de Paredes
Avenida da República
4580-193 Paredes
Reserva de bilhetes:
Casa da Cultura de Paredes
Após reserva de bilhetes terá que proceder ao seu levantamento até às 17h30 do dia 11 de maio.

