![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
Exposição 'Afurada é Linda' de Pedro Verde Pinho
Exposição "Afurada é Linda" de Pedro Verde Pinho
Inauguração dia 12 abril às 16h30
"Afurada é Linda"
É manifesta a minha ligação a este sítio: aqui viveram os meus avós; aqui nasceu a minha mãe; aqui vive(u) a minha tia; aqui cresci.
O modo de vida e as características das habitações e edificado da Afurada sempre estiveram intrinsecamente ligados à sua delimitação territorial e reflectiam as condições socio-económicas da sua população. O passar do tempo e a circunstância impactaram a remodelação do edificado da Afurada. Este processo, que se intensificou nos últimos 30 anos, resultou, designadamente, num edificado bastante heterogéneo, que partilha, ainda assim, a mesma identidade socio-cultural.
A relação entre a diversidade deste novo edificado e esta identidade comum explica a singularidade da Afurada, tanto em termos estéticos como sociais. Sintomático desta dialética única, o que se testemunha na Afurada é que o que era novo há 30 anos passou a ser tradicional há 20, e o que era novo há 20 passou a ser tradicional há 10, e assim sucessivamente, não obstante a mudança geracional.
É esta homogeneidade na heterogeneidade que se pretende celebrar na expressão “Afurada é Linda”, expressão de que me aproprio e que constitui o mote deste trabalho.
A “Afurada é Linda” serve-se do poder da imagem, da cor e das formas para retratar a Afurada de uma forma singular e celebrá-la.
Pedro Verde Pinho
Nasceu em Janeiro de 1989, no Porto.
Em 2006, foi viver para New Cross, Londres. Estudou na Goldsmiths College, University of London, onde concluiu a licenciatura – BA(Hons) Economics, Politics and Public Policy.
Em 2009, regressou a Portugal e ingressou no curso de Direito, na Universidade Católica Portuguesa – Porto. Foi advogado.
Em 2019, decidiu fazer da fotografia a sua vida. Concluiu o curso profissional de fotografia, no Instituto Português de Fotografia, em Setembro de 2021.
Em Outubro/Dezembro de 2021, participou no Mês da Imagem do Porto – MIP, com o seu trabalho Orgulho, exposto no Instituto Português de Fotografia – Porto.
Em 2021, lançou o seu primeiro fotolivro Afurada é Linda, tendo exposto o trabalho com o mesmo título no Centro Interpretativo do Património da Afurada, Vila Nova de Gaia, em 2021/2022, e na Biblioteca Municipal de Lousada, em 2022.
Em Maio de 2022, apresentou sem título, na exposição conjunta com João Coelho, intitulada there is a light that never goes out, no Cais Cultural Caíde de Rei, Lousada.
Actualmente é fotógrafo e formador no Instituto Português de Fotografia – Porto.
Pedro Verde Pinho
Abril de 2024
segunda a sexta: 9h00-12h30 / 14h00-17h30
sábado e domingo: 10h00-12h30 / 14h30-17h00
Para mais informações contactar:
Casa da Cultura de Paredes
Avenida da República
4580-193 Paredes
255 780 446 (chamada para rede fixa nacional)

