![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
Apresentação do Livro 'O Rei Pequenino e a Rainha Grande e Mandona' de José Manuel Rodrigues Alves
Nota do Autor
Os educadores acertam algumas vezes porque sabem, mas os pais e as mães podem acertar sempre porque amam. Basta que confiem nos seus instintos e sensibilidade.
Este pequeno livro traz-nos reflexões sobre nós próprios, o poder e o amor, a partir de uma viagem por um maravilhoso mundo mágico. Foi a forma que encontrei para tornar acessíveis alguns dos principais conceitos relativos à minha investigação, partilhando-os de modo a poderem ser úteis ao maior número de intervenientes no processo educativo.
Interessa aos pais e não só às suas crianças, Cada um no seu papel: à criança pela motivação da fantasia, da alegria, da curiosidade, do sentido de justiça ou injustiça; aos pais para aceitarem que deverão estar próximos nessa sublime aventura dos filhos construírem o seu maravilhoso mundo interior, que requer tempo, proximidade, perseverança, conversa, silêncio e alguma paciência.
Debaixo da desculpa de tornar necessária uma ajuda do adulto para melhorar a compreensão de certos termos mais invulgares, pretende-se que os filhos e os pais conversem dentro da constelação familiar, onde as funções paterna e materna deverão estar bem estruturadas.
É certo que, devido às exigências da vida adulta em sociedade, cada vez mais o tempo é escasso, de modo que gerar uma proximidade física, afetiva e psicológica entre filhos e pais se torna muito difícil de concretizar. Por isso esse será o desafio maior. Valerá a pena fazer um esforço sobrehumano para dar tempo e presença junto dos filhos, de forma a desenvolver uma estrutura de apego forte e sadia.
Existem duas fomes bem distintas: uma é a do pão, do alimento material, que não requer grande envolvimento para a satisfazer; a outra é a fome dos afetos, do amor, que requer o milagre do tempo e muitas outras competências, sendo muito difícil de satisfazer plenamente.
Tempo, presença, escuta, diálogo, respeito, abertura, compreensão , bondade, são algumas das dimensões que contribuem para saciar essa segunda fome dos afetos e reforçar o apego e gerar laços de amor.
É que é a força oculta do amor que constitui a dinâmica da transformação e do desenvolvimento sadio de qualquer criança. Citando o que Pessoa diz sobre o mito, tomo a liberdade de o repetir em relação ao amor, afirmando que é esse "nada que é tudo!".
In. O Rei Pequenino e a Rainha Grande e Mandona de José Manuel Rodrigues Alves
21h30

