![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
Apresentação do Livro 'Retalhos da minha Vida' de Fátima Soares
Esta é a história de Fátima Soares, uma mulher comum, mas especial. Passou, nas páginas da História, pela Guerra Colonial em Angola e pelo 25 de Abril. Divorciou-se de um casamento infeliz. Criou as suas quatro filhas sozinhas. Lutou sempre pela felicidade até ao dia em que uma das suas filhas faleceu, vítima de cancro, e Fátima desistiu de tudo. O mundo desabou e só o amor foi capaz de o reerguer.
Esta é a história de uma mulher com um percurso de vida emocionante, marcado pela dor, pelo sofrimento, mas também a história de uma mulher perseverante e lutadora. Uma história que merece ser contada, um exemplo de todas as mulheres extraordinárias que merecem ser relembradas nas páginas da vida.
Sobre a autora:
Maria de Fátima Soares Moreira nasceu em Rio Tinto, Gondomar, onde viveu até aos 3 anos. Mudou-se para Paredes, estabelecendo-se em Gandra, onde foi criada pelos avós maternos até aos 13 anos. Por essa altura, partiu sozinha para Angola a fim de se encontrar com a mão e restante família que lá residia. Casou aos 16 anos e foi mãe aos 17. Voltou definitivamente a Portugal aos 22 anos, após a Revolução do 25 de Abril. A partir de então, a sua vida foi correndo, com dias felizes e menos felizes até conseguir finalmente o divórcio há muito esperado. Durante catorze anos criou sozinha as suas quatro filhas e, ainda jovem, viria a perder uma das suas filhas, vítima de cancro.
Ao fim de muito tempo encontrou o amor ao lado de um novo companheiro e foi então que Fátima Soares encontrou alicerces necessários para procurar a sua identidade, passando para o papel a sua história. Momento que coincidiu com a descoberta de um acrescento ao seu nome: Maria de Fátima Soares Moreira e Sousa Luz, e o encerramento de um capítulo.
21h00

