![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
Apresentação do Livro 'No Arquivo da Memória' de Donzília Martins
Atividade inserida na programação da Feira do Livro novo e usado
Sobre Arquivo da Memória
"Tudo isto anda ligado", foi título de livro do Flaviense Eduardo Guerra Carneiro.
"O Homem e a sua circunstância" eternizou o pensamento de josé Ortega Y Gasset (1883-1955).
Presumo que Donzília Martins, em prosa e verso, neste seu "No Arquivo da Memória" fixou no chão da cidade de Vila Real as três dimensões humanas da Família: nascimento, vida e morte.
Aí nasceu, estudou, conheceu o marido (que aí faleceu) e lhe nasceram os filhos. "Tudo isto (do nascimento, vida e morte) anda ligado". Tudo do que é vivo e humano, nasce, vive e morre.
e esta trindade humana, à imagem cósmica, gravita, pulula e se extingue no etéreo espaço ontológico do "homem e sa sua circunstância", tal como Ortega Y Gasset concebeu o universo.
A noção de circunstância e a sua função no devir da humanidade, inscrevem-se no processo filosófico que Ortega construiu em três fases: objetivismo, perspetivismo e raciovitalismo.
Toda a já vasta obra literária de Donzília Martins se desenrola nestas três fases que, mesmo sem se dar por elas, coincidem nesta trilogia filosófica de Gasset.
A filosofia e a história sempre andaram de mãos dadas, numa dança mítica que esta mais recente obra bem reavivar, em prosa e verso. Uma homenagem ao espaço geográfico, às coincidências cósmicas e às circunstâncias fenomenológicas que a capacidade humana ainda não domina.
Guimarães, 22 de fevereiro de 2018
Barroso da Fonte
Sobre a autora:
Donzília da Conceição Ribeiro Martins nasceu em Murça no dia 25 de setembro de 1942. Reside em Paredes desde 1969.
Estudou no colégio Moderno de S. José em Vila Real. Tem o curso de professora do Ensino Básico pela Escola do Magistério Primário da mesma cidade, em 1964.
É licenciada em Histórico/Filosóficas pela Universidade do Porto, em 1979.
21h30

