![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
Maestro e Etnógrafo Vergílio Pereira
A Câmara Municipal de Paredes convida V.ª Ex.ª para o Café Literário, a realizar no dia 8 de novembro de 2019, na Biblioteca Municipal de Paredes, de acordo com o seguinte programa:
21h00 | Inauguração da Exposição "Maestro e Etnógrafo Vergílio Pereira"
21h30 | Café Literário com Maria do Rosário Pestana - Livro "Maestro e Etnógrafo Vergílio Pereira - entre a descoberta do folclore e o compromisso de transformação social"
Sobre a autora
Maria do Rosário Pestana é doutorada em Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro, onde integra o Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança. Desenvolveu investigação de arquivo e de campo em Portugal, França e na Suíça, que resultou em publicações sobre: folclore e folclorização, colecionismo e arquivo de música, música e migração, comunidades musicais, música e movimentos sociais e indústrias culturais. Publicações recentes incluem a coordenação editorial dos livros Alentejo, Vozes e Estéticas em 1939-40. Edição crítica de Registos Sonoros de Armando Leça (2014), Cantar em coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos (2015), Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente (2017, com Luísa Tiago de Oliveira). Coordenou o projeto de investigação “A música no meio: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia o projeto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)”, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Balcão2020. Atualmente coordena o projeto e “Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI”, também com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Balcão2020.
Para mais informações contactar:
biblioteca@cm-paredes.pt

