Câmara de Paredes promoveu ação de Sensibilização sobre Violência Doméstica aos formandos do CFPIMM

30 Janeiro 2020

O Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes promoveu uma ação de sensibilização sobre o “Combate e Prevenção à Violência Doméstica e de Género”, no CFPIMM - Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e do Mobiliário, em Lordelo, para 120 alunos e formandos da instituição.

A iniciativa decorreu na passada semana, no âmbito do Plano Municipal de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e de Género, da Câmara Municipal de Paredes, com a sessão a ser conduzida por Madalena Oliveira, mestre em Ciências Forenses e em Psicologia, e docente da CESPU e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Com este encontro pretendeu-se informar, alertar e sensibilizar para esta temática. A oradora apresentou “os números alarmantes de vítimas de violência doméstica” e desafiou o auditório a debater questões como “a violência conjugal tem sido exagerada” e “maridos e mulheres sempre se bateram. É natural e inevitável”, desmistificando-as.

A ação abordou, ainda, conceitos como a violência física, relacional, psicológica e verbal. As questões legais também estiveram em cima da mesa, com destaque para o facto de a violência doméstica ser um crime público.

O Plano Municipal de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e de Género é uma medida de intervenção local, lançada em outubro do ano passado pela Vereadora Beatriz Meireles, com o Pelouro da Ação Social do Município de Paredes.

Este projeto visa a prevenção, erradicação da tolerância social, consciencialização sobre os impactos e promoção de uma cultura de “não violência”, de direitos humanos, de igualdade e de não discriminação.

O plano está a ser desenvolvido por etapas. Nesta primeira fase, está a ser levado a cabo um acompanhamento especializado em função da capacitação de documentos de referenciação, bem como ações de formação e sensibilização junto da comunidade local e outros agentes. Nas fases seguintes, haverá lugar para a capacitação dos/das técnicos/as e apoio às Entidades.