Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Património Natural e Paisagístico

O concelho de Paredes é um território de contrastes paisagísticos resultantes das dinâmicas geomorfológicas e da ação humana. A paisagem é por excelência o espaço de observação e de compreensão do território, desde logo, a litologia no concelho de Paredes distingue-se entre o norte e o sul pelas formações graníticas e formações metamórficas respetivamente, originando formas de relevo que se destacam na paisagem.
Os rios Sousa e Ferreira são duas principais vias estruturantes que serpenteiam a região, modelando-a e evidenciando as principais formas de relevo, ora elevações, cujas altitudes permitem uma visibilidade a longa distância, ora terrenos aluvionares abertos e intensamente humanizados.
As elevações cuja altitude e posicionamento proporcionam grande alcance visual e domínio do território com tradição ancestral, destacam-se a Serra do Muro, a Serra de Santiago e a Serra de Santa Iria.
Esta área geográfica foi diferentemente organizada pelo que a norte apresenta uma intensa ocupação humana, desenvolvimento urbano e industrial, enquanto a sul mantem as características de montanha apesar dos seus recursos naturais terem sido intensamente explorados.
A paisagem paredense concentra em si diferentes valores da natureza, do património construído e etnográfico, desencadeando diferentes sensações e emoções.

Contactos para informações:


Serras do Porto1

Partilhar
Top