Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

+ CO3SO Rumo Sul

+CO3SO Emprego e Empreendedorismo Social

 

O presente projeto de empreendedorismo “Rumo Sul” constitui uma resposta de desenvolvimento local endógeno alicerçado nas potencialidades da região sul do concelho de Paredes, freguesias de Aguiar de Sousa, Cete, Parada de Todeia e Sobreira que fazem parte de um território de intervenção prioritária ao nível do desenvolvimento coeso e sustentável das comunidades locais.

 

Os objetivos que pretendem atingir são:

Promoção do desenvolvimento local alicerçado nos recursos endógenos;

Identificação das potencialidades locais

Fomento de pequenos negócios de base doméstica e familiar

 

Promoção de espírito comunitário

Integração intergeracional;

Valorização de saberes ancestrais e de artesanato local

 

Promoção do espírito de cidadania e de participação democrática

Promoção de sentimento de pertença à comunidade

Conhecimento e valorização dos recursos existentes no território

 

O presente projeto de empreendedorismo face aos seus objetivos assenta em diferentes eixos a desenvolver no contexto da candidatura: 

 

Eixo Económico:

  •   Criação de 2 postos de trabalho:

- Um desempregado inscrito no IEFP, com deficiência e incapacidade (de acordo com a alínea iii) do n.º 1 do artigo 6.º da Portaria 52/2020);

- Desempregados inscritos há pelo menos 2 meses no IEFP <= 29 anos ou >45 anos.

  •   Criação de mercado local rotativo com periodicidade mensal em cada uma das freguesias envolvidas. Neste mercado pretende-se fazer a ligação entre pequenos produtores e consumidores, valorizando os recursos da terra, a agricultura sustentável e a preservação do meio ambiente;
  •   “Feira da Comunidade” de caráter anual com produtos da terra e mostra de saberes fazer: artesanato tradicional, artesanato urbano, participação de pequenos produtores locais, desfolhada, vindima, presença de animais da quinta. Vertente de mostra de talentos locais: música, dança, atividades desportivas…
  •  Criação de suportes de comunicação e divulgação das atividades

 

Eixo ambiental:

  •   Criação de percursos pedestres nas 4 freguesias diferenciadores e complementares. Pontos de partida com dinâmica inicial valorizadora do património da freguesia.  

Aguiar de Sousa: património paisagístico

Sobreira: património arqueológico (minas de ouro de Castromil)

Cete: património arquitetónico (Mosteiro de Cete e Capela da Sr.ª do Vale – Monumentos de Interesse Nacional)

Parada de Todeia: património tradicional (saberes fazer tradicionais);

    • Criação de programas de descoberta dos recursos locais
    • Atividades de sensibilização ambiental sobre compostagem e reciclagem

 

Eixo social:

  •  “Espaço aprendo a fazer”: Partilha de saberes tradicionais de caráter intergeracional (workshops de ervas aromáticas; de cozinha tradicional; de compotas e doces, de malhas e croché)
  •  Estabelecimento de uma rede de parcerias com as instituições locais (formais ou informais) com vista ao desenvolvimento das ações do projeto conjuntamente.

 

Eixo educativo:

  •   Vocações com futuro: visita de profissionais de diferentes áreas às escolas para falar das suas profissões (atividades mensais)
  •   Contos & Pontos: atividade que visa convidar os pais e ou os avós dos alunos das escolas da freguesia a durante o 1.º e o 2.º períodos letivos contar uma história para a turma do seu educando. Acerca da história que irão contar deverão decorar em família um quadrado de 40 cm2 de tecido. No final do ano letivo unir-se-ão todos os quadrados para criar uma manta de histórias. 
  • As mantas serão redistribuídas pelas escolas aleatoriamente, no ano letivo seguinte, e será proposto a todas as turmas do 2.º ano, através de uma atividade de escrita criativa, produzirem uma nova história a partir das imagens da manta, até ao 2.º período letivo do 2.º ano do projeto. Durante o 3.º período, cada escola elegerá a história vencedora.

appis

Top