Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

A UE está na minha escola

O projeto "A União Europeia está na Minha escola" é uma iniciativa do Município de Paredes e do Centro Europe Direct Área Metropolitana do Porto e é direcionado para Jardins de Infância do concelho.

Com este projeto pretende-se consciencializar as crianças sobre a importância da União Europeia, dos seus valores e do seu papel na construção de um futuro melhor. As atividades são desenvolvidas de forma criativa e interativa, com jogos, histórias e outras atividades que são adequadas à idade das crianças.

O projeto está elaborado para ser implementado ao longo do ano letivo.

Prevê-se a dinamização de uma atividade por mês em cada jardim de infância do concelho de Paredes que pretenda participar no projeto.

Projeto "A União Europeia na Minha Escola" Cativa os Mais Pequenos do Concelho

No passado dia 23 de outubro de 2023, teve início o projeto educativo intitulado "A União Europeia está na Minha Escola". Os Jardins de Infância do concelho abriram as portas à iniciativa que promoveu uma envolvente interação com as crianças, centrada num tema especial: a União Europeia (UE).

Durante a visita, as crianças foram conduzidas numa conversa que visava proporcionar-lhes um entendimento mais profundo da UE. Foi explicado que a União Europeia se assemelha a uma grande família, composta por diversos países que, apesar das suas diferenças, optaram por colaborar em prol de um objetivo crucial: a Paz.

O diálogo estendeu-se ao conceito de Paz e ao seu significado, sublinhando que este representa o desejo de viver em comunidade, em amizade e livre de conflitos armados.

A primeira atividade, realizada em outubro, centrou-se na "Lenda da Europa". Este tema serviu como introdução a uma série de atividades que se desenrolarão ao longo do ano letivo. As crianças foram envolvidas na leitura da Lenda da Europa, tendo sido apresentada a Ilha de Creta, lar da civilização mais antiga do continente europeu. Com base nisto, os alunos, com muita criatividade, recriaram a lenda num contexto de sala de aula.

A Lenda da Europa_Ativ 1A Lenda da Europa_Ativ 1_foto2A Lenda da Europa_Ativ 1_foto3

 

 

 

Em novembro, decorreu a segunda atividade que consistiu na construção de um puzzle representativo do mapa da União Europeia. Durante esta atividade, as crianças tiveram acesso a um mapa europeu, no qual a cor destacava a diferenciação entre os países membros e os não membros da UE. O mapa foi explorado, satisfazendo a curiosidade das crianças, e a atividade proposta foi a elaboração de um puzzle, procurando-se assim proporcionar uma experiência tátil e visual que as ajudará a familiarizar-se com os diferentes países membros, as suas localizações geográficas e as variações de tamanho entre eles.

O Puzzle da Europa_Atividade 2_Foto 4O Puzzle da Europa_Atividade 2_Foto 6O Puzzle da Europa_Atividade 2_Foto 5

 

No mês de janeiro, os Jardins de Infância deram continuidade ao projeto, A União Europeia está na minha Escola.

Nesta 3ª atividade e com o mesmo objetivo de nos focarmos nos valores e na diversidade da União Europeia, as crianças foram desafiadas a expressar a sua criatividade através da criação de bandeiras inspiradas nos países que compõem esta união de nações.

Trabalhando em conjunto, as crianças aprenderam sobre a importância do trabalho em equipa e da valorização das diferentes perspetivas, enquanto desenvolveram uma representação inclusiva da sua sala.

BAndeiras UE (3ª atividade)Bandeiras UE (3ª atividade) (3) (003)

Bandeiras UE (3ª atividade) (3) (002)Bandeiras UE (3ª atividade) (2) (002)Bandeiras UE (3ª atividade) (1) (002)

 

 

Fevereiro trouxe-nos uma “viagem”, uma “viagem” gastronómica pelos países da União Europeia.

Nesta emocionante viagem que decorreu ao som de Brauhms com a sua Dança Húngara nº 5 e de Mozart com Eine Kleine Natchatmusik, as crianças puderam movimentar-se com ritmo e alegria, fazendo paragens em cada país da UE.

Através de imagens que podiam ser manuseadas, as crianças foram conhecendo alguma da gastronomia destes países e foram perguntando acerca, satisfazendo desta forma a sua curiosidade natural.

Foi uma experiência enriquecedora que celebrou a diversidade cultural e gastronómica da nossa União Europeia!

VIAGEMv2VIAGEM2v2CC UE (4ª atividade)v2

 

Março, mês em que inicia a Primavera, resolvemos trabalhar nos “jardins”, com o tema da Igualdade de Género.

A história “O que lá vai Lá vai” foi contada e através dela, foram abordados assuntos de forma inclusiva, tais como: as brincadeiras, os gostos de cada um, as profissões, etc.

As crianças puderam partilhar, perguntar e refletir sobre um tema aparentemente complexo mas que se revelou simples quando constatamos a forma fluida com que entendiam as coisas.

Igualdade de Género IIgualdade de Género II jpgIgualdade de Género III

 

Abril chegou. O Planeta Terra foi sem dúvida o protagonista.

As questões acerca da preservação e respeito pelo nosso Planeta estão na ordem do dia, são assunto e interesse das nossas crianças, por isso, através da história e do jogo “A Terra Colorida e a Terra Cinzenta – A grande Missão da Limpeza”, puderam explorar de forma lúdica, estes assuntos tão pertinentes e atuais.

A Terra Colorida e a Terra Cinzenta IA Terra Colorida e A Terra Cinzenta II

 

“Margarida e o Semáforo do Toque”, eis o mote para a atividade de maio.

Através desta história, abordamos as questões do respeito pelo nosso corpo e pelo corpo de cada um.

A história com o semáforo do toque, faz uma analogia com o semáforo do transito, com as suas três cores e respetivos significados.

Conversa-se acerca da liberdade de cada criança de dizer "sim" ou "não" a toques, tal como no valor da liberdade que a UE promove.

Foto_Atividade de maio I (002)Foto atividade maio IIFoto atividade maio IIIFoto atividade maio IV

 

 

O ano letivo está a chegar ao fim e o projeto “A União Europeia está na Minha Escola” que, ao longo dele acompanhou cerca de 500 crianças dos Jardins de Infância do concelho de Paredes, vai fazer também a sua pausa.

As atividades foram decorrendo com o entusiasmo das crianças e, ao longo dos meses, foram sendo registadas.

Tudo começou em outubro com a “Lenda da Europa”, continuou com a construção do puzzle com todos os países da União Europeia em novembro e, em janeiro, continuamos a trabalhar os valores e a diversidade com o desafio lançado às crianças, de criarem as suas próprias bandeiras ou a bandeira da sua sala.

Fevereiro trouxe-nos a “viagem”, a “viagem” gastronómica pelos países da União Europeia.

Em março, trabalhamos as questões da Igualdade de Género com a história “O que Lá Vai Lá Vai” e em abril, o nosso Planeta Terra e o respeito que devemos ter por ele, foi protagonista com a história “A Terra Colorida e a Terra Cinzenta – A grande Missão da Limpeza”.

Já em maio, através da história da “Margarida e o Semáforo do Corpo”, abordamos, como o próprio nome indica, o respeito por algo que nos é mais particular e próximo: o nosso corpo.

O projeto culminou numa exposição cuja inauguração aconteceu a 17 de maio aquando a inauguração do Mercado Agrícola da Sobreira.

Para além das cerca de 100 crianças do Jardim de Infância e de alunos do 4º ano da EB1 da Sobreira, estiveram presentes o Executivo Municipal, o Presidente de Junta de Freguesia da Sobreira, o representante da AderSousa e o Padre Pedro Silva.

A Câmara Municipal disponibilizou um autocarro e, ao longo do mês de junho, a exposição irá ser visitada por todos os Jardins de Infância participantes.

Esta exposição apresenta uma variedade de trabalhos e atividades criativas desenvolvidas pelas crianças ao longo do ano. Desde pinturas a colagens, podemos ver uma panóplia de cores que reflete o entusiasmo e a aprendizagem das mesmas sobre os temas desenvolvidos.

Com esta exposição, as crianças dos Jardins de Infância participantes, têm a oportunidade de ver de perto os trabalhos dos/das colegas.

Esta tem sido sem dúvida, uma caminhada enriquecedora e muito gratificante!

Foto do texto resumo_exposição IFoto texto resumo_exposição IIFotos do texto resumo_Exposição III

 

Às cerca de 500 crianças, das 23 grupos, dos Jardins de Infância envolvidas neste projeto e passo a citar: EB Lordelo nº 1, EB Lordelo nº 2, EB 1 de Paredes, EB 1 da Sobreira, JI de Estrebuela, JI de Gondalães, JI de Paredes, JI da Serrinha, gostaríamos de expressar o nosso sincero agradecimento pela vossa valiosa participação.

O empenho e a dedicação demonstrados pelas crianças e pelos adultos responsáveis foram fundamentais para o sucesso desta iniciativa.

A vossa contribuição não só enriqueceu o projeto, mas também proporcionou momentos de aprendizagem e crescimento para todos os envolvidos. O entusiasmo e a criatividade das crianças a orientação cuidadosa das suas educadoras, foram deveras inspiradores.

Top