Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Fábrica de Briquetes

O município de Paredes apostou nos briquetes, material que é fruto da reciclagem de resíduos da indústria do mobiliário e que permite ganhos de poupança no aquecimento de alguns equipamentos municipais.

"A produção deste combustível verde aumentou cerca de 50% no último ano".

As escolas do concelho de Paredes têm um novo sistema de aquecimento, baseado em desperdícios de madeira das fábricas de mobiliário da zona. Isto representa uma poupança no que respeita aos gastos com o gás, electricidade e gasolina. O projecto da câmara municipal é aproveitar a madeira proveniente da produção de mobiliário e utilizá-la no aquecimento da rede de escolas no concelho, ajudando as escolas a ultrapassar as dificuldades financeiras por que passam.

As madeiras são cedidas gratuitamente pelas fábricas, sendo que o Pelouro do Ambiente faz um trabalho de contacto com essas fábricas na obtenção de materiais e posteriormente são transportadas para a Divisão do Ambiente em Cristelo, fábrica construída pelo Município, onde são transformadas em briquetes (aglomerado de madeira).


Nesta fase, os briquetes são encaminhados para as escolas onde são queimados em caldeiras. Estas caldeiras de aquecimento por biomassa foram produzidas também no Concelho.

Os novos centos escolares foram concebidos precisamente para aproveitar "ao máximo os recursos naturais e energias renováveis".

Contactos:
Fábrica de Briquetes
Rua do Seixo, N.º 65
4580-345 Cristelo


Horário de Serviço:
segunda a sexta:
9h00 - 17h30

Partilhar
Top