Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Projeto Nós e o Cão

A Câmara Municipal de Paredes, através do Pelouro do Ambiente, iniciou em abril de 2015 o projeto “Nós e o Cão”.

Através este projeto são desenvolvidas ações junto da população do concelho e da comunidade escolar, que promovem um melhor conhecimento da espécie, tornando a convivência entre homem e cão cada vez mais saudável e proveitosa para ambos.

É objetivo do Município contribuir para a promoção de uma conduta responsável por parte dos detentores de animais de companhia, atuando na área do bem-estar animal, controle de zoonoses e controle de animais abandonados.

Nós e o Cão nas escolas

No âmbito do projeto Nós e o Cão está a ser implementado o programa Cão Azul (Blue Dog®), abrangendo crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo. Trata-se de uma ferramenta educacional interativa desenhada para reduzir a ocorrência de mordeduras de cães. Este programa, está direcionado para crianças entre os 3 e os 7 anos de idade, ensinando-as a interagir com cães que encontram em sua casa e em casa dos seus amigos. o objetivo de promover uma ambiente seguro e saudável para as nossas crianças e envolver os pais e a escola nesta tarefa.

A investigação mostra que as mordeduras a crianças em casa são um problema. A estatística indica que a maioria das mordeduras em crianças ocorre dentro de casa com um cão que lhes é familiar. Neste grupo são afetados mais frequentemente as crianças entre os 3 e os 7 anos de idade. Uma menor proporção de mordeduras ocorre em lugares públicos com cães estranhos à criança. As mordeduras nos membros são mais comuns neste caso e as crianças tendencialmente são mais velhas.

O Cão Azul promove muitas oportunidades de se enquadrar em várias áreas do currículo do pré-escolar e escolar, nomeadamente: 

  • Auto confiança e auto estima: começar a reconhecer o perigo e saber como pedir ajuda, mostrar uma crescente confiança em novas situações, desenvolver a consciência das suas próprias necessidades, sentimentos e pontos de vista, e demonstrar sensibilidade às necessidades, sentimentos e pontos de vista dos outros.
  • Criar relações: Demonstrar flexibilidade e adaptar o comportamento a diferentes eventos, situações sociais e mudanças de rotina.
  • Comportamento e autocontrolo: mostrar cuidado e preocupação com os outros, os seres vivos e o ambiente
  • Linguagem e comunicação: questionar porque as coisas acontecem e dar explicações.
  • Linguagem e pensamento: Começar a usar a fala para exprimir situações imaginárias. Usar a linguagem para imaginar e recrear papéis e experiencias.
  • Tecnologias: Usar do rato e teclado para interagir com software próprio para a idade.
  • Saúde e consciência do corpo: mostrar consciência das suas necessidades no que se refere a comer, dormir e higiene.
  • Desenvolvimento criativo: Explorar materiais, desenvolver a imaginação e o brincar com imaginação.
Informação útil

As 5 liberdades

como manter o seu filho seguro e seu cão feliz

howtogreetposter.portuguese

Não faças aos cães o que não se faz às pessoas

Nós e o Cão apresentação aos pais

O Cão Azul e o Peixe Amarelo

Imagens para pintar (imagens desenhadas pelos meninos dos Centros Escolares de Paredes)

Partilhar
Top