Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Recolha seletiva

O Município de Paredes, através do Sector de Limpeza Pública, é a entidade responsável pela recolha seletiva no concelho e o seu encaminhamento para a AMBISOUSA - Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, EIM, que abrange ainda mais 5 municípios do Vale do Sousa.

No ano de 2015 , no que diz respeito à recolha seletiva, foram separados pelos munícipes cerca de 2034 toneladas de resíduos, dos quais 956,66 toneladas de vidro, 680,02 toneladas de papel/cartão e 311,78 toneladas de plástico. Estes valores traduzem-se numa capitação anual de, aproximadamente, 23kg/habitante. O Município dispõe de 290 equipamentos para deposição de resíduos recicláveis.

Para obter informação, siga o link:
http://www.ambisousa.pt/pt/dados/informacao-administrativa/ 

 

Recolha Seletiva

Nas tarefas do nosso dia-a-dia, cada um de nós produz mais de um quilo de resíduos. Pode não parecer muito, mas os quilos de resíduos que toda a gente faz em Portugal, num ano, representam cerca de quatro milhões e meio de toneladas, tendendo este número a aumentar. Parte destes resíduos podem ser reciclados se forem depositados nos ecopontos ou ecocentros, dando origem a novos objetos. No entanto, se forem depositados nos contentores de recolha indiferenciada serão encaminhados para o Aterro Sanitário, terminando o seu ciclo de vida.



Separe o lixo e não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes.
Coloque plásticos, embalagens, metais, vidros e papéis em sacos separados.

Ecoponto

O Ecoponto é constituído por 3 contentores individuais (azul / verde / amarelo) que se destinam a receber diferentes tipos de resíduos de embalagens. Para se diferenciar o tipo de resíduo que cada um recebe, estão identificados com cores diferentes. A correta utilização do Ecoponto passa por:

  • Verificar se todas as embalagens estão escorridas de forma a evitar a contaminação dos outros materiais que já se encontram no contentor e os maus cheiros;
  • Rentabilizar o espaço espalmando as embalagens.

A recolha seletiva consiste no processo de recolha de resíduos colocados nos ecopontos e ecocentros, separados por tipo de material, de modo a que estes possam ser reciclados.
Reciclar consiste em transformar os resíduos de embalagens em novos objetos, que podem ou não ser embalagens. Esta transformação faz-se através da utilização desses resíduos em substituição de materiais novos no processo de produção. Uma lata de bebida, por exemplo, pode ser infinitamente reciclada, enquanto se for depositada na natureza demora entre 100 a 500 anos a decompor-se.

Ecopontos

Vantagens em reciclar:
  • Poupar Energia - produzir materiais a partir de resíduos consome menos energia do que faze-los através de matérias-primas virgens. Muitos dos recursos energéticos que se poupam são fontes de energia não renováveis, como é o caso do petróleo.
  • Economizar Matérias-Primas - utilizar resíduos provenientes da recolha seletiva, é um dos meios mais eficazes de poupança de matérias-primas virgens, como a madeira, a areia, o estanho ou o alumínio. A reciclagem do plástico contribui para uma diminuição do consumo de petróleo. A valorização das embalagens de metal permite poupar minérios. Utilizar vidro reciclado na produção de novas embalagens poupa os leitos dos rios de onde são retiradas as areias usadas para produzir este material. A utilização de pasta de papel reciclada e a reciclagem de embalagens de madeira evita o abate de milhares de árvores.

Mais informações sobre reciclagem em: http://www.pontoverde.pt/ 

Partilhar
Top