Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

mq1

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Cá Paredes

convite_Cá Paredes

O CÁ PAREDES consiste num programa estratégico de médio e longo prazo para a zona Sul do Município de Paredes que visa o crescimento económico, desenvolvimento social e a valorização ambiental do território composto pelas freguesias de Aguiar de Sousa, Cete, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira. Na prossecução deste desígnio, são preconizados projetos estruturantes nas áreas do Turismo e do Agroalimentar, considerando o cariz marcadamente rural desta região.


Desta forma, o CÁ PAREDES apresenta-se com os seguintes objetivos:

  • Melhorar a competitividade das empresas do sector agroalimentar e do turismo
  • Incentivar a criação de novos investimentos no agroalimentar, especialmente os que se encontram orientados para nichos de mercado
  • Organizar iniciativas que promovam a interação e a cooperação dos agentes, especialmente entre os setores do agroalimentar e do turismo
  • Estimular a proteção e preservação da paisagem e dos recursos naturais
  • Valorizar a produção agroalimentar endógena
  • Organizar, promover e ativar a oferta turística de forma integrada.

Neste contexto, o CÁ PAREDES tem em vista a implementação de medidas concretas como sejam:

a) A criação do Banco de Terras Municipal
b) a promoção do empreendedorismo em fileiras estratégicas do agroalimentar
c) a implementação de um programa para a valorização dos recursos florestais
d) a estruturação de circuitos curtos de comercialização de produtos locais, através da cooperação institucional
e) a dotação de espaços de elevado valor patrimonial e natural com estruturas de suporte à fruição turística
f) a realização de eventos inovadores de promoção do agroalimentar com projeção suprarregional.


 

"O Maior da Minha Aldeia"

O Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes de Paredes “O Maior da Minha Aldeia” consiste numa competição entre produtores, amadores ou profissionais, cujo objetivo passa por premiar os que apresentem produtos hortofrutícolas de maior dimensão (e.g. volume e/ou peso), dar visibilidade aos produtores e produções locais e estimular o interesse das populações locais na agricultura sustentável, contribuindo para conferir um maior dinamismo e atração ao território.

 

Caderno de Normas_II Feira Hortícolas Gigantes Paredes

 

Para se inscrever no II Concurso e Feira de Hortícolas Gigantes de Paredes preencha o formulário aqui.


 

"Melão Casca de Carvalho"

Este projeto tem como intuito preservar e divulgar boas práticas de cultivo do Melão ‘Casca de Carvalho’, garantindo-se, deste modo, a perpetuação e valorização do melão produzido no lugar de Casconha, freguesia da Sobreira, concelho de Paredes, vulgarmente denominado “melão de Casconha”, tratando-se este de um recurso endógeno de grande importância. Este melão, que tanta fama e reconhecimento conseguiu adquirir no passado, tem sofrido recentemente um certo declínio produtivo, fruto da escassez de produtores conhecedores da atividade, já que a mesma não tem sido transmitida geracionalmente. Este problema é exacerbado pelo decréscimo de qualidade dos melões, sendo este fenómeno evidenciado pela perda cada vez mais comum do seu sabor característico e da sua típica cor salmão.

O objetivo deste projeto é a recuperação do Melão de Casconha, habilitando novos produtores para este cultivo e poder lançar novos produtores no cultivo do melão casca de carvalho. Para tal, será construído pelo Município um campo de demonstração e formação no lugar de Casconha, freguesia da Sobreira. Este projeto culmina em Agosto/Setembro (depende do estado de maturação do melão) com uma mostra e venda dos melões.

 

Caderno de Normas - Campo Demonstração Melão

 

Para se inscrever no Campo de Demonstração Melão Casca de Carvalho preencha o formulário aqui.


 

"Apicultura"

O território da zona Sul do concelho de Paredes, caracterizada pelo seu cariz mais rural e agrícola comparativamente com a restante área do concelho, possui notoriamente um terreno algo acidentado, com a presença de vastas extensões de matos e floresta, revelando condições propícias ao desenvolvimento da prática apícola. Este considerável potencial tem sido ultimamente desaproveitado, representando um desperdício do ponto de vista económico e cultural que poderia conferir uma mais-valia para esta zona geográfica.

Este projeto tem como principal objetivo formar (num apiário pedagógico disponibilizado pelo município) quem tem interesse pela apicultura e pretende iniciar essa atividade ou para quem quiser melhorar as técnicas na sua atividade de apicultor, tirando o máximo de rendimento e proveito das suas colmeias.

 

Caderno de Normas - Brevemente disponível

 

Para se inscrever no projeto Apicultura: “Apiário Pedagógico” preencha o formulário aqui.


 

convite_Cá Paredes_1

Top