Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Quem somos?

  • 1
  • 2
Missão

A Associação Paredes pela Inclusão Social pretende constituir-se como uma resposta de proximidade, para diferentes problemáticas sociais aplicando metodologias e projetos inovadores, valorizando a mudança através da educação.

APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social

Sua Excelência o Senhor Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva, no seu discurso de comemoração dia 25 de Abril do ano 2006, lançou um repto à sociedade para que interviesse em aspetos que pudessem promover o desenvolvimento social numa perspetiva inclusiva. Recordemos essas palavras: “é necessário um compromisso cívico, um compromisso para a inclusão social, no sentido de se romper com o conformismo e o comodismo de relegar para o Estado a solução do problema.”

Em resposta a este desafio, um conjunto de empresários constituíram uma associação - a Associação dos Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) e decidiram intervir no âmbito da inclusão social trabalhando no sector educativo.

O objeto social da Associação é combater o insucesso e o abandono escolares, através da constituição de uma rede de mediadores de capacitação para o sucesso escolar, cuja formação de base é na área das ciências sociais.

O Município de Paredes, tendo tido uma atitude proactiva no sentido de se aliar a esta iniciativa, foi a primeira autarquia a assinar o acordo de parceria com a EPIS, o qual aconteceu em Julho de 2007.

Replicando o modelo da EPIS, de envolvimento do sector empresarial nas temáticas da inclusão social, o executivo da Câmara Municipal de Paredes, convidou um conjunto de empresários a constituírem uma Associação local para gerir o projeto EPIS, de combate ao insucesso e ao abandono escolares, em Paredes. A Associação foi constituída em Setembro desse mesmo ano, tendo contado com a participação e adesão de 42 empresas, bem como da Associação Empresarial do Concelho.

Desde 2007 que a Associação Paredes pela Inclusão Social tem diversificado a sua área de intervenção, desenvolvendo diversos projetos, além do projeto EPIS, que poderá consultar aqui.

Partilhar
Top