Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Espaços

Átrio

É através do átrio que se estabelece a relação interior/exterior do edifício e se tem acesso a todas as áreas do serviço público. É, pois, o espaço distribuidor do edifício, uma espécie de "praça" interior que permite uma leitura clara do modo de funcionamento do edifício. Ponto de partida para a descoberta da Biblioteca, o átrio/receção é um espaço de acolhimento e orientação dos utilizadores. Nele se situa o balcão de atendimento central onde o utilizador pode ser esclarecido sobre o funcionamento da Biblioteca, fazer a sua inscrição e entrega das obras requisitadas para leitura domiciliária. O átrio é também o espaço onde poderá informar-se sobre as atividades culturais desenvolvidas pelo Município em geral, e pela Biblioteca, em particular. Aí estarão disponíveis, ainda, pequenas exposições/painéis informativos de acontecimentos, temas, personalidades e/ou temas bibliográficos que funcionarão como propostas ou sugestões para os utilizadores da Biblioteca. Assegura como já referido, a articulação e ligação entre os vários corpos da Biblioteca. É no átrio que se localiza o atendimento geral, os painéis informativos, o acesso ao catálogo geral, etc.

Sala de Leitura Geral e Multimédia

Neste espaço encontram-se, em livre acesso, as unidades documentais que constituem o fundo principal da Biblioteca Municipal de Paredes. Esta secção possui um fundo documental, constituído por obras de referência e monografias. Estas unidades documentais percorrem todas as áreas do saber. Nesta sala, partindo da consulta do catálogo ou do livre acesso às estantes, o utilizador tem à sua disposição as obras para empréstimo domiciliário ou destinadas à consulta no local, ao estudo e investigação local. Nesta sala existe também uma secção multimédia. Neste espaço podem ser consultados documentos multimédia tais como, filmes, obras de ficção, documentários em DVD, música em CD e em DVD, acesso à Internet, utilização de PC para trabalhos pessoais e para pesquisa em base de dados digitais.

Secção Infanto-juvenil

Os utilizadores mais jovens encontram nesta secção, espaços informais para a leitura ou audição de histórias e canções, espaços para consulta e pesquisa sobre os mais diversos assuntos e nos mais diversos suportes. Encontram ainda um espaço de animação que pode funcionar como: sala do conto destinado à animação do livro e da leitura, atelier de expressões plásticas, visionamento de conteúdos multimédia, onde se podem desenvolver diversas atividades que assumam um carácter lúdico, por um lado, ou que se assumam como complemento ao currículo escolar, por outro.

Sala de Periódicos e Fundo Local

Nesta secção são disponibilizados unidades documentais de interesse regional e local, independentemente do suporte. Também são disponibilizados para leitura, jornais e revistas de âmbito regional ou nacional.

Sala Polivalente

Este espaço destina-se à realização de atividades de animação promovidas e organizadas pela Biblioteca Municipal, tais como: palestras, conferências, encontros, debates, projeções, entre outras. Excecionalmente, poderá este espaço ser disponibilizado para iniciativas de âmbito cultural, promovidas pela comunidade que, de alguma forma, se insiram na dinâmica local. 

Partilhar
Top