Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Paredes, Cidade Educadora

A Associação Internacional das Cidades Educadoras surge num movimento criado em Barcelona em 1990, e é constituída por várias cidades a nível mundial, representadas pelas suas autarquias e da qual fazem parte atualmente 300 Municípios de 34 Países.

O Município de Paredes já integra esta rede de Municípios Educadores desde 2007.

A peculiaridade deste projeto centra-se na ideia de que a cidade é por si só geradora de educação para os seus habitantes, contendo nela própria elementos fundamentais para uma formação integral dos seus habitantes.

O conceito inovador desta associação centra-se na promoção e intercâmbio de experiências quer a nível nacional quer internacional, e visa colaborar com organismos como a ONU, UNESCO, entre outras.

No seio desta associação desenvolvem-se redes temáticas, as quais serão desenvolvidas pelo Município de Paredes, como por exemplo o combate ao abandono escolar, transição escola–trabalho, educação para os valores, tecnologias de informação e comunicação, primeira infância.

Este novo conceito de trabalho em rede proporciona aos municípios intervenientes a oportunidade de partilhar os seus leques de saber, junção de sinergias, ter acesso a iniciativas de vanguarda ao nível de intervenções educativas, combater as desigualdades tanto na população escolar jovem, como na população em geral.

Através da adesão a esta rede internacional, o Município de Paredes assume-se como um Município Educador, pretendendo aplicar uma política educativa ampla, com carácter transversal e inovador, compreendendo todas as modalidades de educação formal e informal, assim como as diferentes manifestações culturais e fontes de informação.

Com esta adesão, pretende-se colaborar com diferentes organismos e encontrar diversas formas de proporcionar uma melhor qualidade de vida e maiores possibilidades de intervenção comunitária.

Carta das Cidades Educadoras

Rede Portuguesa das Cidades Educadoras

 

 

Partilhar
Top