Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Centro de Recolha de Canídeos

O Centro de Recolha de Canídeos é o equipamento municipal que permite assegurar a vigilância de zoonoses graves, como é o caso da raiva, uma doença mortal que, graças a políticas eficazes de controlo e imunização, se encontra erradicada no nosso país desde 1956. Esta estrutura permite ainda o controlo e propagação de outras zoonoses como a leishmaniose, a equinococose/hidatidose, as sarnas e as tinhas.

Com este equipamento, pretende-se promover também o controlo da população de animais errantes, acolhendo-os, assegurando a devolução dos animais perdidos aos seus proprietários, identificando situações de abandono e mau trato e promovendo a atribuição de novos lares aos animais acolhidos.


Para que qualquer medida de controlo das populações de animais de companhia tenha sucesso é necessária a participação ativa de todos.
Os donos dos animais de companhia têm um papel primordial para que se mantenha o convívio harmonioso entre o Homem e estes Animais, devendo agir com responsabilidade para com os animais e a sociedade.

Um dono responsável para além de cumprir a legislação geral, nomeadamente identificar o seu animal, vacinar, registar e obter a licença na junta de Freguesia, deve cuidar dele de forma a promover a sua saúde e bem-estar e vigiá-lo impedindo que ponha em risco a vida ou integridade de outras pessoas e animais, ou danifique bens.


Para assegurar que não vai contribuir para aumentar o número de animais abandonados o dono do animal deve evitar que os seus animais se reproduzam. Para tal, deverá informar-se junto do Médico Veterinário sobre a melhor estratégia para impedir a reprodução do seu animal. O destino das crias de um cão ou gato são da responsabilidade do seu dono.

Contactos:

Centro de Recolha de Canídeos
Rua do Seixo, nº 65
4580-345 Cristelo

 

Horário do serviço:

Segunda a sexta:
9h00 - 12h00 | 13h30 – 15h00

Partilhar
Top