Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Paços do Concelho

O concelho de Paredes foi criado a 6 de novembro de 1836, mas foi já durante o século XVIII que o lugar “das Paredes”, integrado na freguesia de Castelões de Cepeda, foi ganhando importância.

Em finais do mesmo século, ali passaram a existir o pelourinho e os Paços do Concelho, no atual edifício do Conservatório de Música de Paredes.

O edifício foi ampliado em 1780 e, depois de ser alvo de atos que quase o destruíram, em 1860, foi reconstruído. Mais tarde, já no século XX, as crescentes necessidades de espaço levaram à construção de um novo edifício. Entretanto, o Palacete da Granja (atual Casa da Cultura) acolheu provisoriamente os serviços municipais a partir de 1932.

O projeto do novo edifício dos Paços do Concelho, situado na Praça José Guilherme, foi elaborado em 1937, arrancando depois o processo de aquisição dos terrenos. A 25 de agosto de 1940, foi lançada a primeira pedra, por ocasião da bênção do Cruzeiro dos Centenários, junto à fachada do novo edifício.

Este arranque das obras foi igualmente assinalado com uma cerimónia em que representantes de todas freguesias do concelho vieram em cortejo, trazendo objetos característicos das suas terras e um saco com terra para depositarem junto da primeira pedra. A terra mostrava simbolicamente que era a casa de todos e para todos os habitantes do concelho.

Concluída a construção em 1942, os serviços transitaram para o novo edifício a 14 de dezembro, mas a inauguração só seria feita a 23 de julho de 1944, ano do centenário da vila de Paredes. Foi inaugurado por Mário Pais de Sousa, Ministro do Interior, sendo Presidente da Câmara António Cabral da Silva Torres e vice-presidente José Firmino Vieira de Meireles.

O Edifício dos Paços do Concelho de Paredes foi depois ampliado, em 1976, sofrendo posteriormente obras de remodelação. Em 1996, iniciou-se a construção de um novo edifício, a poente do já existente, sendo inaugurado a 30 de junho de 1998 pelo Presidente da República Jorge Sampaio. Passou então a ter a configuração atual e no dia 5 de março de 2016, a nova ala recebeu a denominação Edifício Granja da Fonseca.

Partilhar
Top