-
https://sigmaeduca.cm-paredes.pt/
Portal da Educação
-
/pages/1481
covid-19
-
/pages/746
serviços online
-
/pages/298
área do cidadão
-
/pages/28
newsletter
-
/pages/971
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Comunicação
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística
- Juventude
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde Pública Veterinária
- SIGAP - Sistema de Informação Geográfica da Autarquia de Paredes
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos
- EPIS
- 9º Ano e Agora?
- Previne Paredes
- Family Mediation
- Museu da Escola
- Mobilidades Leonardo da Vinci
- PRIPAR - Arrisca-te ao Sucesso
- WOW
- Igualdade de Género e Empreendedorismo
- Cuida-te
- YEES
- Social Digital Mentors
- PETYRE
- SWOT
- EU CAN
- EU DEFENCE
- Make Peace: Building resilience through youth empowerment
- DIMEYE
- Outdoor Learning Against School Failure and Absenteeism
- Fund You
- Relatórios Anuais
- Debates
- Recrutamento
- Projetos
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- COVID 19
- Serviços Online
- Documentação
- Regulamentos
- Planos e Relatórios
- Proteção Civil
- Finanças Municipais
- Avisos e publicações
- Ambiente
- Recursos humanos
- Obras Municipais
- Gestão Urbanística
- Manuais de instrução
- Património Municipal
- Reuniões de Câmara
- Reuniões de Assembleia
- Protocolos / contratos
- Educação
- Contratação Pública - Bens e Serviços
- Planeamento Territorial
- Contratação Pública
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Perguntas Frequentes
- Contactos
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Fatura Eletrónica
Teleassistência
O Projeto de Teleassistência – Serviço de Proximidade a Idosos é um serviço de apoio aos idosos que são suficientemente autónomos para viverem sós que querem preservar a sua autonomia, evitando viver com familiares ou porque simplesmente não têm família que os integre.
O munícipe que se candidate a usufruir deste serviço tem que viver completamente só e ter idade superior a 60 anos (salvo situações de deficiência e/ou incapacidade, as quais serão também abrangidas).
O serviço de Teleassistência consta da colocação de um aparelho em casa do idoso, ligado ao seu telefone fixo. O aparelho tem um botão de alarme e uma coluna altifalante. O utente possui um colar ou pulseira com o botão de alarme, para que o possa transportar facilmente. Em caso de queda ou qualquer tipo de ocorrência relativamente à saúde ou mesmo por questões de insegurança, o utente prime o botão, desencadeando de imediato uma ligação para a central do serviço, que tem prévio conhecimento do histórico das doenças e contactos telefónicos de vizinhos e outras pessoas de referência. Quando a central atende a chamada, comunicam com o idoso através do altifalante, sendo feito um primeiro rastreio à ocorrência. Mediante a situação em causa, a central desencadeia uma chamada para as pessoas referenciadas como pessoas de apoio ao idoso e, se necessário, aciona os meios de socorro.
É realizado, semestralmente, um contacto com o idoso para saber se este se encontra bem.