Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Artesanato

O artesanato pretende representar a tradição, a arte e o saber que foram sendo transmitidos ao longo de gerações.

Muitas das tradições mais genuínas do nosso concelho têm vindo a dissipar-se ao longo dos tempos, fruto da evolução das técnicas e das próprias necessidades do homem. Contudo, é preocupação da autarquia registar e, se possível, recolher peças e ferramentas ligadas aos ofícios que marcaram a nossa região.

Assim podemos falar no ferreiro, no entalhador, no sapateiro, no cesteiro, como ofícios que hoje quase não existem, mas cuja tradição podemos ainda identificar como fazendo parte das práticas do concelho, as quais não pretendemos deixar esquecer.

Simultaneamente, não podemos deixar de acompanhar o evoluir dos tempos e, assim, dar oportunidade às novas artes que surgem como consequência de novas tendências, diferentes gostos e novas matérias.

Hoje, temos no concelho um conjunto de pessoas que desenvolvem atividades manuais e artesanais que se enquadram nestas novas orientações. Neste contexto identificamos hoje a tendência para um artesanato dito "urbano ou contemporâneo" onde se enquadra a manufatura de objetos de adorno pessoal e aplicação de técnicas decorativas nos mais variados materiais.

Contactos para informações:

Loja Interativa de Turismo de Paredes
Largo da Estação 227
4580-196 Paredes


Horário do serviço

segunda a sexta:
9h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30
sábado: 
9h00 - 12h30 / 13h30 - 17h00

Partilhar
Top