Requalificação da Praça da Igreja Matriz em Gandra aprovada no âmbito do FEDER

20 Abril 2018

Foi aprovado o financiamento comunitário ao abrigo do FEDER da candidatura do projeto da “Requalificação da Praça da Igreja Matriz”, na freguesia de Gandra.

A Câmara Municipal de Paredes submeteu a candidatura ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte, na Prioridade de Investimento 6.5 – Reabilitação Urbana pelo valor elegível de 157.828,44€ ao qual corresponde um financiamento de 85% que ascende a 134.154,17€, no âmbito da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Paredes (PEDU).

O projeto de "Requalificação da Praça Igreja Matriz" prevê a reabilitação do espaço público da praça junto à Igreja Matriz e à Avenida Padre Luís Pinto Carneiro, na freguesia de Gandra, adaptando o local à nova realidade "uma vez que com a construção do novo Centro Escolar de Gandra e do novo conjunto de edifícios composto pela residência e cartório paroquial e edifício da catequese, assim como a reformulação das vias de acesso, nomeadamente a EM 506 na parte sul da igreja".

Com esta intervenção a autarquia promove "a qualidade ambiental, urbanística e paisagística do centro urbano de Gandra, enquanto fator de estruturação territorial, de bem-estar social e de competitividade regional".

Para a freguesia de Gandra, o projeto de requalificação representa uma aposta na centralidade urbana. Neste local situam-se a Igreja Matriz, o cemitério, a capela mortuária, o centro social e paroquial, bem como o novo centro escolar de Gandra. Assim sendo, "proporcionará a fixação da população neste centro urbano, dinamizando o comércio e serviços na área abrangente, e consequente criação de postos de trabalho".