Câmara de Paredes entregou diplomas do Projeto VEKI

IMG_1968
IMG_1970
29 Maio 2017

A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vilela, a CESPU - Instituto Universitário Ciências da Saúde (IUCS), a Associação HELPO (ONG para o Desenvolvimento) e o SINClab - Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), entregou, esta segunda-feira, 29 de maio, os diplomas às turmas participantes no projeto VEKI, focado nos Direitos Humanos, na Globalização e no Interculturalismo.

“Veki” significa Acordar, em esperanto, e dá nome a este projeto que visa chegar ao debate sobre a necessidade de Acordar para a urgência de um entendimento entre culturas, que conduza a um convívio harmonioso e aberto.

O projeto consiste na implementação de atividades lúdicas para crianças entre os 6 e os 12 anos, cujos objetivos se prendem com as metas ditadas pela Educação para o Desenvolvimento. Por via deste projeto, técnicos e animadores procuram abordar, discutir e inculcar conceitos como Alteridade, Preconceito, Diversidade, Interculturalismo, Direitos Universais, Igualdade, Confronto, Integração, Contrastes, Globalização, Racionalização de Recursos, Desenvolvimento e Sustentabilidade.

O projeto Veki arrancou, no concelho de Paredes, em março deste ano, através da dinamização de 11 sessões semanais com quatro turmas da Escola Básica de Rebordosa, para um total de 90 crianças entre os 6 e os 10 anos.