Câmara Municipal de Paredes é exemplo de “boas práticas” no Seminário Nacional Eco-Escolas 2022

03 Fevereiro 2022

O Município de Paredes vai marcar presença no Seminário Nacional Eco-Escolas 2022, como exemplo de “boas práticas”. A iniciativa, promovida pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, vai decorrer esta sexta-feira e sábado, nos dias 4 e 5 de fevereiro, em formato online.

“Eco-Escolas: O Foco da Política Ambiental do Município” é o tema da apresentação do Técnico do Ambiente, João Costa, em representação da Câmara Municipal de Paredes. Os Municípios de Leiria e Sintra são também exemplos das “boas práticas”.

O objetivo do evento é reunir os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e os técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental, de forma a partilha de experiências e objetivos. Os novos projetos e iniciativas relativas ao projeto 2021/2022 também serão apresentados, assim como informação sobre os temas do ano: Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar.

A conferência visa, ainda, fornecer informação científica e pedagógica sobre outros temas como água, resíduos, energia, alterações climáticas, entre outros.
A sessão destina-se a professores e técnicos de municípios envolvidos no projeto Eco-Escolas e a outros profissionais ligados à educação ambiental para a sustentabilidade.

No primeiro dia do evento, serão abordados temas como o “Programa Eco-Escolas 2022”, a “Década das das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas”, “Há invasoras no meu recreio?”, “Tempo livre, tempo verde – brincar livre, na escola com a natureza”, “Boas Práticas Eco-Escolas” e “Boas Práticas Municípios”.
O segundo dia do seminário será dedicado a workshops e a uma sessão prática, denominada de Eco-Trilhos.

Recorde-se que o Concelho conta com 18 estabelecimentos escolares aderentes ao projeto: o Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e Mobiliário (CFPIMM), o Colégio Casa-Mãe, o Conservatório de Dança do Vale do Sousa, a Escola Básica de Cristelo, a Escola Básica e Secundária de Lordelo, a Escola Básica e Secundária de Paredes, o Jardim de Infância de Estrebuela, Jardim de Infância de Talhô-Gondalães, o Jardim de Infância Monte-Mouriz, a Escola Básica e Secundária da Sobreira, a Escola Básica Nº1 de Sobreira, a Escola EB Recarei, a Escola Básica da Serrinha, a Escola Básica de Vilela, a Escola Básica e Secundária de Vilela, a Escola EB Nº1 de Rebordosa, a Escola EB/S de Rebordosa e o Jardim de Infância de S. Marcos.

Consulte o programa e ficha de inscrição aqui: https://ecoescolas.abae.pt/2022-seminario-eco-escolas/programa/

Seminário Nacional Eco-Escolas2022 (002)