Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Programa de voluntariado “Eu sou digital” já arrancou em Paredes

Programa de voluntariado “Eu sou digital” já arrancou em Paredes
img_1195
img_1099
img_1120
img_1158
img_1145
09 Fevereiro 2022

As ações de capacitação do programa de voluntariado “Eu sou digital” tiveram início esta quarta-feira, dia 9, no Polo de Empreendedorismo de Paredes. O projeto resulta de uma parceria do Município de Paredes com o IPDJ, o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, o CNJ e a FNAJ e visa a promoção da capacitação digital de adultos, em Portugal, até ao final de 2023.

“O “Eu sou Digital” é um projeto intergeracional, onde vamos dar a possibilidade aos jovens de, em regime de voluntariado, poderem fazer um trabalho cívico, que é este de dar um apoio aos menos jovens, que normalmente têm alguma dificuldade ainda no mundo da informática. É uma oportunidade de sentar uns e outros a apoiarem-se, a aprenderem uns com os outros”, sublinhou o Vereador da Educação e Juventude, Paulo Silva, no arranque do programa.


As sessões são dinamizadas por jovens voluntários entre os 16 e 30 anos, com conhecimentos de tecnologias de informação. Sofia Monteiro tem 23 anos, é de Parada de Todeia, frequenta a licenciatura de Artes Plásticas, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e é uma das jovens que se voluntariou a fazer parte da iniciativa. “Inscrevi-me porque me apercebi que estes conhecimentos que assumimos como garantidos não são possuídos por todos e, uma vez que que sabemos utilizar a tecnologia, porque não ajudar quem não tem essas competências?”, partilhou a jovem, acrescentando: “vejo este projeto como uma forma de me sentir útil”.

Alice Silva, de 76 anos e natural de Paredes, é uma das inscritas no programa “Eu Sou Digital”. Referiu que “estes projetos são muito importantes” e que se inscreveu por ter “algumas dúvidas que gostava de esclarecer”.


Além disso, o objetivo das ações passa por combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, tais como aprender a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes sociais, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.
O programa destina-se a adultos com mais de 45 anos, que pretendam adquirir competências digitais, de forma a permitir uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet.

As candidaturas, quer para voluntários quer para beneficiários, mantêm-se abertas. Saiba mais aqui: https://www.cm-paredes.pt/pages/1833

Top