Agrupamento de Escolas de Vilela recebe financiamento de 1 milhão de euros para instalação de Centro Tecnológico Especializado em Informática

12 Dezembro 2022

O primeiro Centro Tecnológico Especializado em Informática do Concelho vai ser instalado no Agrupamento de Escolas de Vilela. A instituição recebe um financiamento no valor de 1 milhão de euros, após ter sido aprovada a candidatura ao projeto do Governo.

O projeto Centros Tecnológicos Especializados visa a modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional. Os objetivos passam, ainda, por reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica dos estabelecimentos de ensino/escolas com oferta de ensino profissional, reforçar a atratividade das formações de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e da transição digital, modernizar a oferta formativa em linha com as evoluções do tecido produtivo, aumentar o número de jovens diplomados em ofertas de dupla certificação de nível secundário e pós-secundário não superior, em especial, em áreas emergentes, investir no desenvolvimento de qualificações/competências para a inovação e renovação industrial e melhorar a articulação vertical entre os vários níveis de educação e formação profissional, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida.

O Vereador da Educação, Paulo Silva, referiu que “foi com enorme satisfação que recebemos a notícia que o Agrupamento de Escolas de Vilela viu aprovada a candidatura ao Centro Tecnológico especializado em Informática. Este centro vai permitir que a escola de Vilela continue a fazer o excelente trabalho que já tinha vindo a fazer nos seus cursos profissionais, neste caso, na área da informática, com outros equipamentos, com outra qualidade”. “Resta-nos continuar a trabalhar com os restantes agrupamentos para que no futuro possamos ter mais centros tecnológicos. Esta foi, certamente, a primeira de muitas candidaturas aprovadas nesta área”, acrescentou o autarca.

Sobre a implementação do projeto, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, Albino Pereira, explica que “a escola vai ser dotada de equipamentos de alta tecnologia, nomeadamente, novas ferramentas de hardware e software, que vão permitir oferecer um ensino mais atualizado, sustentando e de melhor qualidade.”

O Centro Tecnológico Especializado em Informática será instalado já no próximo ano 2023.