Cinco edições do Café Literário e da Revista Cultural “Orpheu Paredes” para comemorar dia 3 de março

26 Fevereiro 2023

O quinto aniversário do “Café Literário” celebra-se na próxima sexta-feira, dia 3 de março, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes. A sessão comemorativa promovida pela autarquia vai contar com a apresentação da quinta edição da Revista Cultural “Orpheu Paredes” na presença de 120 "Amigos da Cultura".

A Revista "Orpheu Paredes" lançada pelo Pelouro da Cultura, tem periodicidade anual, aborda diversas áreas como história, património, poesia, arte e reflexão cultural, política e social.

Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, sublinha que a celebração destas duas iniciativas culturais “são razões mais do que suficientes para afirmarmos que temos vindo a consolidar o trabalho desenvolvido na promoção da cultura e cativação de diferentes públicos, no concelho e na região. O investimento em projetos culturais e em infraestruturas é uma aposta do município para continuar”.

Para Beatriz Meireles, Vereadora da Cultura, moderadora das sessões do Café Literário que têm lugar "na primeira sexta-feira do mês", na Biblioteca Municipal, com um escritor a partilhar o seu percurso e obra. Este é já um projeto que “acolhe várias visões criativas e pontos de vista, com o objetivo de divulgar artistas, divulgar o concelho e criar públicos e hábitos de leitura”.

Beatriz Meireles é também a coordenadora da "Orpheu Paredes", uma publicação de referência que nesta edição apresenta contributos de autores diversos. A edição de 2023 conta, entre outras, com a participação de importantes personalidades das artes e das letras: Agostinho Santos, Aires Montenegro, Emerenciano, Henrique Silva, Nassalete Miranda, Nuno F. Silva e Valter Hugo Mãe.

A edição de 2023 da revista "Orpheu Paredes" será também apresentada na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, dia 11 de março, pelas 15h00.

De referir ainda que a comemoração do aniversário do Café Literário encerra com a entrega do Prémio de Artes Plásticas Henrique Silva no valor de 250 euros.