Paredes participa na “Semana dos Parceiros 2023” do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal

13 Março 2023

A Câmara Municipal de Paredes participa na “Semana dos Parceiros 2023”, iniciativa promovida pelo Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, com atividades nas Minas de Castromil, na freguesia de Sobreira.

“Ser mineiro por um dia” é o nome da ação agendada para os dias 28 de março, entre as 14h30 e as 17h00, e 1 de abril, entre as 09h30 e as 12h00. O primeiro dia de atividade destina-se a alunos do 1º ciclo e, no dia 1 de abril, a iniciativa é dirigida a famílias.

A visita guiada, limitada a 20 participantes, tem o custo de 1€ por participante. A marcação prévia é obrigatória e deve ser feita através dos seguintes contactos: 255788973 ou arqueologia@cm-paredes.pt.

Nas Minas de Castromil, encontra-se um jazigo de ouro cujas evidências arqueológicas testemunham que, pelo menos, há cerca de 2000 anos o povo romano desenvolveu, neste local, atividades de extração aurífera. Aqui observam-se desmontes a céu aberto, numerosos trabalhos subterrâneos antigos e ainda concavidades nas paredes laterais para colocar as lucernas de iluminação. Em Castromil, existem também variados aspetos geológicos, alguns de relevância evidente, entre eles a ocorrência de aspetos estruturais, mineralógicos e litológicos, paleontológicos e geomorfológicos.

A "Semana dos Parcerceiros 2023" do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal decorrerá entre 27 de março e 2 de abril, com um conjunto de diversas atividades em diferentes territórios, que irão proporcionar experiências variadas e inéditas a todos os interessados. A programação inclui visitas especiais e únicas aos diferentes locais de interesse geológico ou mineiro, visitas guiadas e acesso a reservas de museus, visitas a galerias mineiras, laboratórios pedagógicos e outras atividades experimentais para os mais novos.

capa B