Balanço da Proteção Civil Municipal regista aumento da limpeza de terrenos e menos incêndios rurais em 2022

15 Março 2023

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Paredes reuniu esta terça-feira, 14 de março, para fazer o balanço da atividade da "proteção civil" no Concelho, em 2022.

A sessão foi dirigida pelo Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, que destacou o trabalho de equipa "na prevenção dos incêndios rurais", sublinhando "o aumento do número de limpezas de terrenos, que resulta numa diferença de 112 ocorrências, face a 2021. Esta prevenção passou, essencialmente, pela limpeza de terrenos públicos e processos de notificação de privados, beneficiação de caminhos e pontos de água, e através da sensibilização da população para a problemática dos incêncios".

No Concelho de Paredes, em 2022, registaram-se 215 ocorrências e 359,10 hectares de área ardida, sendo as freguesias mais afetadas: Recarei, Sobreira, Rebordosa e Aguiar de Sousa.

O Serviço Municipal da Proteção Civil atuou em diversos níveis, desde a avaliação e análise meteorológica, uso de fogo técnico, disponibilização de maquinaria pesada, combustível e abastecimento, colaboração nas ações de rescaldo e vigilância pós incêndio e identificação/localização de pontos de água.

A Proteção Civil da autarquia abordou, ainda, os vários tipos de ocorrências registados ao longo do ano, bem como o apoio aos Agentes de Proteção Civil.

Refira-se que 2022 foi "uma ano de seca, tempo quente e falta de água", tendo o Munícipio ativado equipas da autarquia, em parceria com diversas entidades e corporações de bombeiros, para responder à falta de água em algumas freguesias, garantindo o abastecimento de água ao domicílio, através de cisternas.

No final do ano foram as cheias e as inundações o foco da Proteção Civil Municipal que teve de contabilizar os estragos, sinalizar ocorrências, realojar vitimas e implementar medidas preventivas.

Neste encontro foi também abordada a preparação das ações de prevenção para a época de incêndios do verão 2023 e apresentadas as principais atividades previstas para este ano, com destaque para a planificação do Dia Municipal do Bombeiro a realizar no dia 10 de junho, em Cete, e a preparação das “Jornadas Mundiais da Juventude”, evento que irá trazer a Paredes, de 26 a 30 de julho, cerca de 2500 jovens para a realização de "Pré-Jornadas".

A reunião teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, e além do Vereador da Proteção Civil, Francisco Leal, marcaram presença o Vereador da Juventude, Paulo Silva, o Padre Pedro Silva, os comandantes das cinco corporações de bombeiros, a delegada da Cruz Vermelha da Sobreira, o representante das Juntas de Freguesia, João Gonçalves, o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Miguel Rodrigues, a comandante do Destacamento Territorial de Penafiel, capitão Sandra Bessa, e de elementos da GNR do Destacamento Territorial de Paredes e Lordelo, a representante do CHTS, Luciana Guimarães, e o representante da Delegada de Saúde do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, Bruno Proença.