D. Américo Aguiar visita empresas de Paredes produtoras de mobiliário para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

04 Julho 2023

Esta terça-feira, 4 de julho, D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, visitou as empresas que estão a produzir mobiliário para o altar da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

O maior encontro internacional dedicado à juventude presidido pelo Papa Francisco irá contar com mobiliário produzido, em Paredes, pelas empresas Laskasas e Fenabel.

Segundo referiu o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, "o nosso coração palpitou para aquilo que é o mobiliário de excelência e de referência no nosso país, que acontece em muitas empresas nesta zona do país e de um modo especial aquilo que significa a Rota dos Móveis, em Paredes".

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, revelou: "assim que tivemos o contacto das Jornadas Mundiais da Juventude, em que queriam realmente que fosse o Concelho de Paredes a produzir o mobiliário não só para o altar como para a receção em Belém, dissemos logo que sim".

O autarca tem a "convicção que será mais uma forma de promover o concelho de Paredes e que realmente tem a sua grande mais-valia na indústria do mobiliário. Esperamos que, neste momento, o bom encaminhamento que as empresas do mobiliário têm tido na economia que continue, e que tenham aqui um reforço adicional com esta participação na Jornada Mundial da Juventude".

Durante a visita às empresas de Paredes, D. Américo Aguiar, revelou: "falamos com a Câmara Municipal que rapidamente foi parceira com as empresas que visitamos para que, quer o mobiliário litúrgico quer aquilo que são peças de referência especial como a cadeira do Papa, pudessem ser imediatamente concebidas e concretizadas nestas empresas que viemos visitar e mais do que isso, viemos agradecer", sublinhando "a disponibilidade e o carinho com que desde o primeiro momento acolheram este desafio que eu acredito que é bom para todas as partes. É bom para nós, que nos resolve uma questão logística muito importante, mas também é bom para as empresas e para a marca, porque mundialmente vai ser referência quando forem mostradas e vão ter muita visibilidade durante a JMJ Lisboa 2023".

O Vice-Presidente do Município de Paredes, Elias Barros, considera "uma honra e prestígio para a indústria do mobiliário paredense poder participar num evento com esta dimensão e com visibilidade mundial", acrescentando que também "demonstra a capacidade e a qualidade das nossas empresas, dos trabalhadores e dos empresários".

Recorde-se que D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, foi recebido no Município de Paredes, pelo presidente Alexandre Almeida, acompanhado do Vice-presidente, Elias Barros. O encontro decorreu no passado dia 12 de junho, onde assinalaram o início da parceria para a produção do mobiliário destinada ao altar da JMJ Lisboa 2023 - Jornada Mundial da Juventude, que será produzido no concelho de Paredes.

Sobre a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa. A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023.

Mais informações:

Sobre Paredes

Paredes é um dos concelhos mais jovens do país no que se refere à população desta faixa etária, sendo o 27º concelho mais populoso do país e o sétimo maior do Distrito do Porto. Em Paredes produz-se cerca 65 por cento do mobiliário nacional, sendo cerca de 62 por cento para exportação.

Com 86.854 habitantes (Censos 2021), o território do Concelho de Paredes (156,8 km2) situado no interior da AMP - Área Metropolitana do Porto, usufrui excelentes condições de localização e acessibilidade, estando ligado por quatro autoestradas que facilitam o acesso ao Município e o colocam a poucos minutos das principais saídas internacionais, como o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o Porto de Leixões.

A tradição e a modernidade da arte de trabalhar a madeira nas suas diferentes vertentes constituem um atrativo turístico e cultural que atrai cada vez mais visitantes a Paredes, território integrado na Rota do Românico com monumentos como Mosteiro de São Pedro de Cete, Ermida da Nossa Senhora do Vale e Torre do Castelo de Aguiar de Sousa. Paredes é também um concelho da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, com a paisagem e o património natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, considerados o coração e um dos principais atrativos turísticos do parque.

Mais informações: