Sessão Solene comemorativa do 20º aniversário da elevação de Rebordosa à categoria de cidade com atribuição de Medalha de Honra a Domingos Barros

11 Julho 2023

A Freguesia de Rebordosa celebrou esta segunda-feira, 10 de julho, o seu 20.º aniversário de elevação à categoria de cidade. Na cerimónia foi atribuída a Medalha de Honra de Rebordosa ao empresário Domingos Barros.

A sessão solene contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, o Deputado da Assembleia da República, José Carlos Barbosa, do Vice-Presidente da Câmara, Elias Barros, da Presidente da Junta de Rebordosa, Salomé Santos, entre muitas outras personalidades, empresários, representantes das associações locais e da comunidade rebordosense.

Para Alexandre Almeida, Presidente do Município de Paredes foi “com muita satisfação que vi que a Junta de Freguesia escolheu, na cerimónia dos 20 anos da cidade, homenagear o Senhor Domingos”. “A grande mais valia de Paredes é a indústria do mobiliário e isso deve-se a grandes empresários como é o caso do homenageado”. O autarca reconheceu, ainda, o “perfecionismo do nosso distinguido em tudo o que faz, sendo esta a chave do seu sucesso, juntamente com a família.”

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, enalteceu a “natureza empreendedora” de Domingos Barros, bem como “a dedicação de uma grande parte da sua vida a ajudar os outros, quer sejam pessoas, quer seja instituições, a sua comunidade”.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Elias Barros, irmão do homenageado Domingos Barros, salientou que “os 20 anos da cidade de Rebordosa são 20 anos de muito sucesso e muito trabalho”. Elias Barros destacou, ainda, “o empresário e o cidadão” homenageado, enumerando várias características do mesmo: “empreendedor, inteligente, dedicado, perfeccionista, determinado”.

Salomé Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa, sublinhou a "importância especial da atribuição da condecoração máxima da cidade ao ilustre empresário e benemérito, Domingos Barros". A Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia reconhecem assim "a pessoa e todo o seu trabalho desenvolvido para dignificação de Rebordosa”.

Para o homenageado Domingos Barros “é uma honra e um privilégio receber esta homenagem”. O empresário líder da Fibromade, acompanhado da família neste momento e visivelmente emocionado, agradeceu “a todos os presentes o trabalho que desenvolvem em prol da cidade de Rebordosa”.

A sessão contou ainda com a presença dos Vereadores Francisco Leal, Beatriz Meireles, Paulo Silva, Tânia Ribeiro e Renato Almeida, do Presidente da Assembleia Municipal, José Baptista Pereira, do Presidente da Assembleia de Freguesia, Abel Silva, o executivo da Junta de Rebordosa e de Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho.