Apontamentos da Nossa História | Contributo para a Historiografia da Biblioteca Municipal

atas_do_concelho_de_paredes_livro_no_16_1_5_1871
catalogo_da_biblioteca_popular_de_paredes1
catalogo_da_biblioteca_popular_de_paredes2
catalogo_da_biblioteca_popular_de_paredes3
19 Julho 2023

A Biblioteca Municipal de Paredes tem uma história com 140 anos. A sua origem tem por base a consciencialização quanto à importância da leitura e do acesso aos livros, como complemento ao ensino e à formação cultural. Desta forma, nasce com a pioneira Biblioteca Popular do Concelho de Paredes, cujas instalações integravam o edifício da Escola Conde de Ferreira, aonde funciona, atualmente, a Biblioteca Municipal.

Efetivamente, José Guilherme Pacheco reconhecendo a necessidade de uma escola, no centro da Vila de Paredes, recorreu ao fundo financeiro, legado pelo Conde de Ferreira e a importantes contributos monetários de beneméritos do Brasil e, entre 1866/1867 e 1871, construiu um edifício com três corpos: o do lado direito dedicado à instrução primária do sexo feminino, com habitação para a respetiva professora, o do lado esquerdo destinado à instrução primária do sexo masculino e residência do professor e ao centro designado à aula de latim e Biblioteca Popular.

Este edifício escolar foi, de facto, o impulso fundamental para que se concebesse o embrião da Biblioteca Popular Municipal.

Apesar da Biblioteca Popular ter sido aberta ao público em fevereiro de 1882, conforme anunciado na imprensa local (BARREIRO, 1922-24, p.170-173), a sua fundação teve origem uma década antes, de acordo com o orçamento camarário de 1871-1872, que contempla a despesa de 80$000 réis para a aquisição de livros e confeção de estantes para a Biblioteca Popular (Atas do Concelho de Paredes, Livro 16, 1-5-1871).

Ora, o documento de relação de bens do município, menciona que as aulas começaram a funcionar naquele edifício em 1870 pelo que se depreende que a Biblioteca Popular principiou, praticamente, em paralelo com o início das aulas.

Porém, em 1882, já constituída por 192 volumes, foi noticiado na imprensa a sua abertura ao público, divulgando o seu funcionamento, como a possibilidade de requisição e empréstimo de livros (BARREIRO, 1922-24, p.171).

O seu sucesso era crescente, sendo que em 1884 já fazia parte do seu acervo 336 volumes e registados 786 empréstimos ao domicílio (BARREIRO, 1922-24, p.170-173).

Deste modo, verifica-se que, no último quartel do século XIX, na sede do concelho de Paredes, a par da instrução promovia-se a leitura, quer no espaço físico da Biblioteca, quer através do empréstimo ao domicílio.

Simultaneamente fomentava-se a aquisição de livros e respetivo registo, conforme testemunha o primeiro Catálogo da Biblioteca Popular. O referido catálogo de registo dos livros foi aberto a 10 de novembro de 1897 pelo então Presidente da Câmara, Augusto Coelho de Barros. Tem 497 registos, correspondentes a primeiras edições contemporâneas dos grandes autores da época, entre os quais, Andrade Corvo, Camilo Castelo Branco, Oliveira Martins, Fradesso da Silveira, Teixeira de Vasconcellos, Maria Amália Vaz de Carvalho, Serpa Pinto e Chateaubriand.

Além da Câmara Municipal incluir no orçamento a aquisição de livros é possível que, alguns membros da comunidade local, como educadores, líderes comunitários e entusiastas da leitura, tenham contribuído para o aumento da coleção da Biblioteca, tal como fez o Dr. José Barbosa Leão, segundo José Correia Pacheco (BARREIRO 1922-1924, p. 495).

Atualmente, na Biblioteca Municipal destaca-se um Fundo reservado de Livro Antigo, fruto de aquisições e doações à época, impressos em tipografias portuguesas e estrangeiras, entre os séculos XVI e XVIII, sendo a obra mais antiga publicada em Antuérpia, em 1576.

Após um interregno na sua atividade, e depois do encerramento do edifício enquanto escola, dar-se-á a reabertura ao público, a 17 de julho de 1982, como Biblioteca-Museu Municipal Dr. Carlos Lopes Cardoso, situação que vinha sendo repensada desde 1977. (COELHO, 1978, p. 85-90).

Em 2012, o edifício da Biblioteca Municipal de Paredes é renovado pelo Arquiteto Carlos Santos e passa a ter áreas de acesso público, equipadas com salas de leitura geral, secção infantojuvenil, periódicos, além de uma sala polivalente para palestras e encontros.

A Biblioteca Popular desempenhou, portanto, um papel importante na história do concelho de Paredes, oferecendo acesso à informação, incentivando a leitura, apoiando a educação, preservando a memória local e promovendo a difusão cultural.

Julho de 2023

Paula Silva

Maria Antónia Silva

Referências Bibliográficas

BARREIRO, José do (1922-1924) - Monografia de Paredes. Paredes, Portugal: Tipografia Mendonça.

COELHO, Manuel Ferreira (1978) – Biblioteca-Museu de Paredes. In: O Concelho de Paredes. Boletim Cultural. Câmara Municipal de Paredes. Nº1, p.85-90.

Fontes Manuscritas

Arquivo Municipal de Paredes [Relação de Bens de Raiz da Câmara Municipal de Paredes – Escola Conde de Ferreira].

Arquivo Municipal de Paredes, Atas do Concelho de Paredes, Livro 16, 1-5-1871.

Biblioteca Municipal de Paredes, Catalogo da Bibliotheca Popular do Concelho de Paredes. Nº1. Paredes 10 de novembro de 1897.