Município de Paredes promove “Dia do Animal” com uma semana cheia de iniciativas e novos projetos

02 Outubro 2023

O “Dia do Animal”, comemorado a 4 de outubro, será assinalado pela Câmara Municipal de Paredes com uma semana cheia de atividades e lançamento de novos projetos dedicados à proteção dos animais. Entre os dias 2 e 11 de outubro, está prevista uma programação diversificada com destaque para o lançamento dos projetos “Croa na Escola” e do programa de voluntariado.

A “Semana do Animal” pretende “sensibilizar a comunidade para a proteção dos animais e promover uma adoção responsável dos cães e gatos que estão ao abrigo do Centro de Recolha Oficial de Animais de Paredes (CROA)”, refere Francisco Leal, Vereador do Ambiente e da Proteção Animal.

O lançamento do projeto “CROA na Escola” dá início à programação, no dia 2, às 10h30, no Centro Escolar de Bitarães. Nesta iniciativa, os animais do CROA Paredes vão deslocar-se à escola para conviver com as crianças, com o objetivo de envolver a comunidade escolar na defesa dos animais e para a adoção responsável. O projeto vai ser desenvolvido ao longo do ano letivo, com visitas quinzenais às diferentes escolas do pré-escolar e do 1º ciclo do Concelho, divulgação de folhetos mensais e ações de sensibilização.

No Dia Mundial do Animal, dia 4, realiza-se uma “Cãominhada” e Plogging, às 14h30, com início no Centro Escolar de Rebordosa. Na caminhada, feita com os animais do CROA, os alunos vão poder observar animais selvagens e fazer recolha do lixo. No mesmo dia, às 14h30, é lançado um programa de voluntariado, através das redes sociais (Instagram e Facebook) do CROA Paredes. Os munícipes são convidados a participar e a colaborar com o canil municipal em diversas atividades de voluntariado.

A atividade “Pé Pata Paper”, agendada às 10h00, no Parque da Cidade de Paredes, marca a programação do dia 7. Trata-se de uma atividade lúdica, realizada em colaboração com a Associação Empatinhas, para equipas compostas pelo tutor e o seu cão, que irão ser desafiados a fazer um percurso pedestre com paragem obrigatória em diferentes postos.

No dia 9, a autarquia promove uma “Demonstração de cinotécnica e cavalaria pela GNR”, agendada para às 14h30, no Centro Escolar de Recarei.

A “Semana do Animal” encerra no dia 11 com o Fórum de Proteção Animal, que decorre entre as 14h30 e as 17h30, no Auditório da Casa da Cultura. A iniciativa é aberta ao público e centra-se em dois temas: “Estratégia Nacional para os Animais Errantes” e “As Emoções nas Espécies”.

Consulte a programação:

Cartaz Geral (2) (1)