A Nyckelharpa marca encontro internacional em Paredes de 25 a 27 de novembro

21 Novembro 2023

A sexta edição do encontro internacional dedicado ao instrumento musical Nyckelharpa decorre de 25 a 27 de novembro, em Paredes.

A Casa da Cultura acolhe nos dias 25 e 26 de novembro os workshops, ensaios e encontros de Nyckelharpa com Poesia, em colaboração com o Núcleo de Artes Perfomativas dos Amigos da Cultura de Paredes.

O concerto final de Nyckelharpa, terá lugar na Igreja Matriz de Duas Igrejas, no dia 26 de novembro, pelas 17h00. O espetáculo, aberto ao público, conta com a participação de músicos do Centro Português de Nyckelharpa e de duas artistas austríacas, Michaela Jank e Susanne Brameshuber.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o Centro Português de Nyckelharpa e o Conservatório de Música de Paredes.

O programa conta ainda com um workshop especial dedicado às crianças. Dia 27 de novembro, segunda-feira, a Nyckelharpa vai à Escola Básica de Bitarães.

A Nyckelharpa é um instrumento musical sueco de corda friccionada, equipado com teclas e cordas de ressonância, que lhe conferem uma sonoridade característica. Desde o período barroco até aos dias de hoje, a Nyckelharpa tem sido tocada na região sueca da Uplândia como instrumento de tradição folclórica.

Com os contributos de August Bohlin e Eric Sahlstrom, entre outros músicos entusiastas na Europa continental que descobriram o instrumento nos anos 80, a Nyckelharpa tem conhecido um renascimento a nível mundial, sendo utilizada em vários estilos musicais.

Michaela Jank (Ringer) - Áustria

Estudou pedagogia do violino (com Jacqueline Roscheck), bem como educação musical e filologia alemã.

Frequentou diversas masterclass para violino (com Lynn Blakeslee, Roswitha Randacher e Ulrike Danhofer), para Nyckelharpa (com Susanne Brameshuber, Marco Ambrosini e Didier Francois) e de música folclórica e improvisação (com Aleksey Igudesman, Stephan Steiner e Gabi Maas).

Participa em diferentes grupos, de entre os quais MÄANDER, Soundbar e NyckelharpaQuartett.

É maestra de coro e professora de violino, de alemão e de música em Viena.

Susanne Brameshuber - Áustria

Estudou música e dança.

Possui grau certificado de formação "European Nyckelharpa Training" pela SMP di Forlimpopoli (Itália).

Frequentou masterclass para Nyckelharpa com Marco Ambrosini.

Colabora com os seguintes grupos: "exEMPel", ENCORE, NyckelharpaQuartett e Leporello.

É professora de Nyckelharpa.

As inscrições para os workshops devem ser feitas através dos seguintes contactos:

255 781 995 (chamada p/ rede fixa nacional) / 960 308 537 (chamada p/ rede móvel nacional)

cpnyckelharpa@conservatoriomusicaparedes.pt

cartaz Nyckelharpa