Igreja de Sobrosa recebe primeiro concerto da VI edição “Young Guitar Master” com artista Titus Isfan

28 Novembro 2023

O projeto “Young Guitar Masters” está de regresso a Paredes para a sexta edição. O primeiro espetáculo está agendado para o próximo sábado, dia 2 de dezembro, pelas 21h30, na Igreja de Sobrosa, com a presença do jovem guitarrista Titus Isfan.

Titus Isfan iniciou o seu percurso pelo mundo da música desde muito jovem. Com apenas oito anos, começou a estudar viola de arco com o seu pai, Ceciliu Isfan. Enquanto aluno da Escola Alemã de Lisboa, participou, entre 2006 e 2008, como solista e quarteto de cordas, nos concursos “Jungend Musiziert”, obtendo o 2º e o 3º prémio, respetivamente, ao nível regional e nacional.

A paixão pela guitarra clássica começou a manifestar-se aos 14 anos, altura em que frequentava os cursos de guitarra elétrica no Rock School Music, em Portugal. Em 2012, iniciou o estudo em guitarra clássica com o professor Dejan Ivanovic, sendo que até 2018 participou em diversas Master Classes, nomeadamente, “MusiCaldas”, “Conservatório Regional de Artes do Montijo”, Festival de Música do Estoril, Universidade de Aveiro, entre outras.

Em 2013 e 2014 atuou como solista em diversos concertos com a “Orquestra do Círculo de Música de Câmara”. Em junho de 2015 participou no “16º Concurso Internacional Cidade de Fundão”, sendo galardoado com uma Menção Honrosa.

Terminou a licenciatura em Música pela Universidade de Évora em 2016 e, nesse mesmo ano, voltou a participar no “Concurso Internacional Cidade de Fundão”, tendo sido distinguido com o prémio de “Melhor Interpretação de Peça Portuguesa”.

Ao longo dos últimos anos já apresentou vários recitais de Guitarra Clássica em Alcochete, Montijo, Braga, Fundão, Évora, Beja, Lisboa e Castelo-Branco. Atualmente atua com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Vale recordar que o próximo espetáculo do projeto “Young Guitar Masters” está agendado para dia 27 de janeiro, pelas 21h30, no Mosteiro de Cête, com o artista David Moura. O terceiro concerto vai decorrer no dia 3 de fevereiro, às 21h30, na Igreja de Recarei.

Este projeto é promovido pela Associação 3M e tem como propósito divulgar a guitarra clássica e promover jovens guitarristas. O objetivo é levar a guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica em Portugal, bem como apoiar e promover jovens guitarristas em início de carreira.

No Município de Paredes, os concertos realizam-se três vezes por ano, desde 2018, sempre em locais emblemáticos promovendo, em simultâneo, o património cultural e arquitetónico do Concelho.