Maria Antónia Jardim é a escritora convidada da edição de dezembro do Café Literário

29 Novembro 2023

A escritora Maria Antónia Jardim é o rosto da edição de dezembro do Café Literário. A iniciativa vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 1, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes.

Maria Antónia Jardim é Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Mestre em Literaturas Clássicas Comparadas pela Universidade Clássica de Lisboa e Pós-doutorada em Arte Terapia. É professora universitária, com agregação em Psicologia da Arte, no CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Coordenadora do primeiro Mestrado na Europa em Criatividade e Inovação da UFP – Universidade Fernando Pessoa e professora de Psicologia da Arte no Instituto D. António Ferreira Gomes, no Porto

Já foi diretora do Pelouro da Cultura do Ateneu Comercial do Porto, entre 1984 e 1994, e já dirigiu a revista “Simbólica”, onde se comemorava os 100 anos da partida de Camilo Pessanha para Macau. Durante 10 anos lecionou Psicologia da Educação e Psicologia da Arte na UFP do Porto.

Maria Antónia Jardim também desenvolveu uma grande paixão pela pintura. Assinando as suas obras como “A. Sinai”, tornou-se a primeira pintora no mundo a transformar quadros em jóias, o que lhe valeu o elogio epistolar da Rainha de Inglaterra, Isabel II, em 2008, aquando os 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa. Ao longo dos últimos anos, tem realizado diversas exposições individuais e coletivas e apresentado diversas jóias únicas.

A convidada do Café Literário tem-se dedicado, ainda, à escrita desde muito jovem. Publicou o seu primeiro livro aos 15 anos e, desde então, já conta com diversos livros de ficção, romance e académicos. Para além disso, possui artigos em diversas revistas universitárias internacionais.