Aprovado Orçamento Municipal de Paredes de 91.065.464 euros para 2024

01 Dezembro 2023

A Câmara Municipal de Paredes aprovou em reunião do executivo municipal realizada esta quinta-feira, 30 de novembro, o orçamento para 2024 no valor de 91.065.464 de

euros. Destes, 56.802.499€ são despesas correntes e 34.262.965€ são Investimentos.

O orçamento municipal para 2024 foi aprovado por maioria PS com os votos contra do PSD.

Para Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, o Orçamento do Município para 2024 “prevê, uma vez mais, um valor muito grande de investimento em curso e de novos investimentos”.

O autarca acrescentou, ainda, que “não está prevista a realização de novos financiamentos, o que significa que os novos investimentos a realizar serão quase na sua íntegra objeto de financiamento comunitário, seja no âmbito do PRR, seja no âmbito do novo quadro comunitário de apoio Portugal 2030, que esperamos que esteja operacional no primeiro semestre de 2024”.

O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, sublinha que o “Orçamento para 2024 volta a ser um Orçamento de continuidade dos investimentos por todas as freguesias, através de delegação de competências, e com grandes preocupações sociais e manutenção da carga fiscal no mínimo. Em 2024, destacam-se os investimentos em novas Habitações Sociais e Habitações a Rendas acessíveis que estarão no terreno. As 4 novas Creches lançadas pelas IPSS com o apoio municipal estarão concluídas e todos os ERPIS, Centros de Dia e Apoio ao domicílio lançados também pelas IPSS com o apoio da autarquia estarão em construção."

Um novo apoio social será a isenção de IMT para jovens até aos 35 anos que comprem habitação própria até 200.000€, ou isenção de taxas de construção para quem optar pela construção.

A autarquia de Paredes irá manter, uma vez mais, a taxa mínima de IMI para 2024 de 0,3%, tanto para os particulares como para as empresas. E volta a conceder reduções

no IMI para famílias com filhos. 70€ para quem tiver 2 filhos e 140€ para quem tiver 3 ou mais filhos.

Mantém-se a isenção de Derrama para as Micro e Pequenas empresas com faturação até 150.000,00 Euros.

No domínio da educação, irão avançar os investimentos de Reabilitação das Escolas Básica e Secundária de Vilela, da Escola Básica e Secundária da Sobreira, Escola Secundária Daniel Faria em Baltar e de Paredes.