Rodrigo Costa é o protagonista do Café Literário de junho

03 Junho 2024

A edição de junho do Café Literário realiza-se esta sexta-feira, dia 7, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes, e é protagonizada pelo escritor Rodrigo Vieira da Costa.

A obra "Em Nome da Paixão", lançada em fevereiro de 2023, vai estar em destaque no evento. De acordo com o autor, "«Em Nome da Paixão» é conjunto de reflexões que tem por mote a Obra de Tom Nichols, autor americano, livro no qual disserta sobre a A Morte da Competência, que é o título do seu livro —publicado, em Portugal, pela Quetzal editores—, tendo por base de recolha o tempo de descrédito por que a Humanidade passa".

Rodrigo Costa nasceu a 4 de Setembro de 1952 e é autor de vários livros de poesia e ensaios. Durante 20 anos, desenvolveu a sua atividade profissional como designer e ilustrador gráfico. Dedica-se, desde 1990 e em exclusivo, à atividade artística, com obras, de que é autor, presentes em coleções particulares, em Portugal, Espanha, França, Irlanda, Inglaterra e Índia; e em instituições públicas e privadas, tais como a Câmara Municipal de Gaia, casa-Museu João Mário; Millennium bcp e Banco Português de Investimento.

É autor dos seguintes livros:

1990 - Apontamentos sobre o Porto / desenhos a pastel, com textos de Anabel Paúl, Sérgio Mourão e do Escultor Silva Nogueira —edição patrocinada pelo Banco Pinto e Sotto Mayor | 1992 - Rodrigo Costa, por opção / pintura, com textos de Arnaldo Silva, Prof. Daniel Serrão, Fernando Jasmim, Manuel António Pina e do autor | 1996 - Trinta Poemas / poesia, com prefácio de António Almeida Matos, e editado pela Estar editora | 2000 - Sem título / pintura, com textos de Arnaldo Silva, prof. Mário Rocha, Martins Vouzela e do autor | 2003 - Arte: que investimento?..., ensaio, 1ª edição, com prefácio de Tiago Krusse e publicado por Terramágica editora | 2007 - Amor: tragédia e redenção / sátira poética, com intervenção e prefácio de Arnaldo Silva, e publicado pela Papiro editora | 2009 - Arte: que investimento?..., ensaio, 2ª edição, reformulada, com prefácios de Helena Branco e de Tiago Krusse | 2010- The Landscape as the place of Everything / A paisagem como lugar de tudo, bilingue, com poemas de Eileen Mayer, poetisa Irlandesa, e prefácio de John Kelly | 2014 – Eu, o Woody e o Piano, entre Coincidências, sátira, com prefácio do jornalista António Simões | 2016 – INSPIRAÇÃO com suor . suor sem INSPIRAÇÃO, ensaio, com prefácio do maestro António Vitorino d’Almeida, edição K innovative diffuser.